Comissão ampliada das CEBs, do Leste 1 promove reunião

A segunda reunião anual da Comissão Ampliada de CEBs do Regional Leste 1 aconteceu no dia 22 de outubro de 2016 em Nova Iguaçu. Participaram 28 pessoas, vindas de seis das sete dioceses em que há articulação de CEBs no estado do Rio de Janeiro.

Neste encontro, com a presença de D. Luciano Bergamim, bispo que acompanha as CEBs no Regional, após a oração inicial foi a partilha sobre a realidade das CEBs nas dioceses, seus avanços e desafios. Algumas dioceses também incluíram na partilha as esperanças que animam a caminhada das CEBs.

A seguir, o Pe. Medoro de Oliveira Souza Neto, que acompanha as CEBs na Diocese de Valença, fez uma exposição sobre “Igreja Pobre em saída”, oferecendo “elementos para uma Eclesiologia comonional-missionária das CEBs”. Depois foi realizada uma Fila do Povo, onde os presentes puderam fazer suas reflexões.

Na parte da tarde Pe. Medoro fez alguns comentários conclusivos e, a seguir, foi feita uma memória da preparação do Regional para o 13º. Intereclesial, observando o que seria preciso melhorar nos encaminhamentos para o 14º. Também foram feitos alguns encaminhamentos para a realização do Lestão das CEBs, que será de 21 a 23 de abril de 2017 na cidade de Volta Redonda-RJ, e o calendário de atividades do Regional para o próximo ano. A reunião terminou com uma confraternização. 

 

Em seguida, o material apresetado pelo Pe. Medoro disponível por ele.

Igreja pobre em saída:
Elementos para uma Eclesíología comoníonal-míssíonáría das CEBs

 

 

MEDORO DE OLIVEIRA SOUZA NETO
medoro@uol.com.br

 

Sair da versão mobile