As juventudes de diversas dioceses celebraram neste domingo (21/10), o Dia Nacional da Juventude, que trouxe como tema: Juventude construindo uma cultura de paz, e o Lema: “Disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16, 33). O Encontro reúne inúmeros jovens de diversos segmentos da Igreja católica: PJ, RCC, Novas comunidades e outros. Porém, o dia historicamente é celebrado pela Pastoral da Juventude. É um momento para se refletir o tema proposto através de palestras, oficinas, também é celebrado a eucaristia, música e muita animação. Pulsa nas juventudes esse ânimo da esperança em tempos tão difíceis. O texto base propõe três eixos a serem trabalhados nos encontros: direitos humanos, cultura da paz e políticas públicas para as juventudes.
Na baixada fluminense as duas dioceses celebraram o dia. Em Nova Iguaçu, o DNJ aconteceu nas paróquias São Sebastião e Santo Antônio da Prata para celebrar o dia. “O momento foi lugar de resistência e compromissos com a juventude e os pobres, fizemos então, em momentos de crise valer a voz da Juventude para um país com mais amor e menos ódio.” Afirmou João Oscar da diocese de Nova Iguaçu.
Ele afirma que dois momentos marcaram o DNJ, além da missa presidida por Dom Luciano que lembrou de votar com amor. Primeiro a memória de pessoas que promoveram a paz na diocese e na sociedade, desde Dom Adriano Hypólito, passando por padre Geraldo Lima, até Marielle Franco. Foi feito o lugar de luta, lembrando que eles estão sempre presentes na caminhada, e uma esquete que lembrou das violências que as juventudes sofrem nos dias de hoje. O dia terminou então com uma linda apresentação pedindo as bênçãos de negra Mariama.
Em São João de Meriti, na paróquia São João Batista, diocese de Duque de Caxias, o jovens iniciaram com uma romaria rezando o terço da paz. As paradas foram marcadas por discursos e preces feitas em torno do tema, e também lembrando as inúmeras violações que atingem a vida das juventudes.
Ver o sorriso da juventude, que vive a liberdade, que carrega em seu coração a alegria do Evangelho e não desiste de sonhar, é a verdadeira possibilidade de reacender a esperança e a utopia em tempos tão sombrios.
Fotografia: Cristiano Vidal e João Orcar