Diocese de Santos recebe Interdiocesano de CEBs

No dia 11 de novembro, membros das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Sub-regional SP2 da CNBB estiveram na Igreja São João Evangelista, em São Vicente, para participarem do Interdiocesano das CEBs, que teve como tema: “O leigo e sua missão na Igreja”, referência ao Ano Nacional do Laicato encerrado no mês de novembro. A assessora do encontro foi a leiga Lurdinha Pereira, que luta junto com o povo do assentamento em Promissão, interior de São Paulo.

O início do encontro foi com a missa presidida pelo Bispo Diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa,SDB, e concelebrada por Pe. Félix Manoel dos Santos, e Pe. George Rodrigues, da Diocese de Santo André. D. Tarcísio acolheu a todos, manifestando sua alegria pelo encontro na Diocese. “É um dia de graça do Senhor, de partilha, de comunhão… Somos Igreja, somos irmãos, e hoje nesse encontro das CEBs queremos recordar esta missão comum: a de sermos discípulos de Jesus, missionários do Senhor que continuamos a missão de Jesus com a nossa vida. Este é o compromisso também das CEBs: doar a própria vida a serviço do Reino, que é um reino de partilha, de fraternidade, de justiça e de paz”.

Após a missa, foi feito o café comunitário e em seguida a abertura do Encontro com o grupo “CEBs e Juventude” (da PJ)que apresentou uma encenação sobre a Amazônia.

Lurdinha falou sobre a missão do leigo na sociedade, convidando os participantes a renovarem a fé no Deus da vida: “Não podemos ir para o meio da sociedade sem ter no coração e mente que Deus é a minha força, é a minha teimosia, é a minha esperança de um novo dia”. Para reflexão, trouxe a leitura do Evangelhos de Lucas (14,15) e de Mateus 5, 13-16.

O próximo Interdiocesano será celebrado na Diocese de Santo André.

*Fazem parte do Sub-regional SP2 as dioceses de Campo Limpo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santos, Santo Amaro, Santo André e São Miguel Paulista.

Texto: Guadalupe Correa Mota

Fotos: Francisco Surian

Sair da versão mobile