Encontro Latino-americano e Caribenho de Bispos Responsáveis pelas CEBs

Na festa da Ascensão do Senhor, reunidos em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, enviamos uma saudação fraterna e esperançosa.

O Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), através do Departamento de Comunhão Eclesial e Diálogo, convidou os bispos responsáveis ??pelo acompanhamento das Comunidades Eclesiais de Base e membros da Equipe de Articulação Continental para refletir sobre a situação atual das Comunidades e fazer uma projeção para os próximos anos.

Usando o método de Ver – Julgar – Agir – Avaliar – Celebrar – compartilhamos informações dos bispos e do serviço de articulação sobre a realidade das Comunidades Eclesiais de Base nos respectivos países. Depois, por grupos regionais, trabalhamos os pontos fortes, os desafios e os impactos das CEBs. Notamos que tem sido uma Caminhada com solavancos, sombras e obstáculos e ficamos alegres em saber que as comunidades estão vivas e lutando por uma vida digna.

Nesta primavera eclesial, suscitada pelos gestos e doutrina do Papa Francisco, as Comunidades se sentem fortalecidas e renovadas em seu entusiasmo evangelizador e missionário. Reafirmamos nossa convicção de que as Comunidades são Igreja de Jesus na base, Igreja pobre e dos pobres.

Auxiliados pelas exposições de vários teólogos aprofundamos a identidade das CEBs e suas características missionária, profética, trinitária, servidora, bem como o seu compromisso com a transformação da sociedade. Destacamos aqui algumas das contribuições das comunidades para a vida da Igreja e da sociedade:

  • O serviço comprometido com o Reino de Deus que se manifesta através de sinais concretos;
  • A centralidade da Palavra que nos ajuda a unir Fé e Vida;
  • O testemunho dos mártires que nos impulsiona à entrega generosa no dia-a-dia;
  • O seguimento de Jesus vivido em comunidade e em vista da missão;
  • A diversidade de ministérios que procuram responder às necessidades específicas;
  • A alegria de viver, expressa criativamente em celebrações festas e cantos.

No final do nosso encontro assinalamos perspectivas para fortalecer o processo das CEBs no Continente:

  • Formação sobre a identidade das CEBs aos bispos, aos ministros ordenados – a partir dos seminários e casas de formação – e aos outros agentes de pastoral;
  • Que o CELAM e a Equipe de Articulação elaborem um documento sobre o novo rosto das Comunidades Eclesiais de Base;
  • Que as Conferências Episcopais promovam um acompanhamento mais próximo às CEBs nomeando um ou mais bispos responsáveis ??por esta tarefa onde ainda não existe;
  • Retomar Medellin, Puebla e Aparecida, documentos fundamentais para a identidade eclesial das CEBs.

Agradecemos a Deus e a nossa mãe Maria esta reunião de diálogo fraterno e convidamos todas as pessoas a seguir em frente com a esperança posta em Jesus, que caminha conosco e cujo Espírito nos guia e nos fortalece, neste tempo de graça que o Senhor nos dá.

Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, em 05 de maio de 2016.

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile