Leste 1 promove seminário de delegados/as em preparação ao 14º Intereclesial das CEBs

No último sábado, dia 21 de agosto, foi realizado o seminário de formação para as delegadas e delegados do Regional Leste 1. O encontro aconteceu na cidade de São João de Meriti, na baixada fluminense.

O encontro teve entre os objetivos: permitir que a delegação se conheça, esclarecer dúvidas e aprofundar o tema do 14º Interecelsial: CEBs e o Desafios do Mundo Urbano – “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-los.” (Ex 3,7).

A parte da manhã iniciou com a reza do ofício das comunidades conduzido pela diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti. Em seguida Solange Rodrigues do Iser Assessoria fez uma breve exposição dentro da dinâmica do VER sobre os desafios da cidades. A dinâmica seguiu com a fila do povo onde surgiram alguns pontos importantes: Os desafios da diversidade cultural, como se apropriar das novas bandeiras sem deixar as antigas de lado, o respeito ao estado laico e o diálogo inter-religioso. Um dos grandes pontos de debates levantados por um dos delegados é como o povo de CEBs estão se preparando para “novo desafio urbano”, principalmente para as pessoas que são delegadas diante das comunidades que hoje estão clericalizadas e paroquializadas. Lembrando que as CEBs são sinal do Reino.

Após esse momento Quininha, assessora das CEBs no Leste1 fez o momento JULGAR, baseando-se em um material da Irmã Tea, que contribuiu com a construção do texto base do 14º Intereclesial. O material trazia uma iluminação bíblica a partir da atuação de Paulo. Em seguida Celso Carias, assessor da Comissão pastoral para o laicato da CNBB/Setor CEBs fez a provocação do AGIR, a partir das discussões anteriormente levantadas.

Após o almoço a tarde iniciou com uma dinâmica de apresentação conduzida pela Erika Gloria do Iser Assessoria e em seguida Eduardo Godinho e Raquel, membros/as da Ampliada Nacional, conduziram os encaminhamentos e esclarecimentos sobre toda a preparação que envolve a ida ao 14º Intereclesial.

Sair da versão mobile