Organização Popular: Esperança e Ação Transformadora

Livro-Agenda Latino-americana Mundial 2022

O Livro-Agenda Latino-americano Mundial é, “em seu gênero, o Livro Latino-americano mais difundido, cada ano, dentro e fora do Continente. Sinal de comunhão continental e mundial entre pessoas e comunidades que vibram com as Grandes Causas da Pátria Grande, como resposta aos desafios da Pátria Maior. Anuário da esperança dos pobres do mundo, a partir da perspectiva latino-americana. Síntese da memória histórica da militância e do martírio da Nossa América. Ferramenta para a educação, comunicação e ação social. Da Pátria Grande para a Pátria Maior” (Livro-Agenda, p. 1).

A edição 2022, a 31ª, intitulada ‘Organização Popular – Esperança e Ação transformadora’, “está dedicada aos Movimentos Populares e à reflexão sobre a sua função, o seu estado atual e o seu futuro na transformação da sociedade”.

Como de costume desde que Pedro Casaldáliga e José Maria Vigil lançaram a Agenda em 1992, “intelectuais e militantes oferecem as suas reflexões e análises sobre o tema principal e, nesta edição, a Agenda conta com a participação, entre outros, de Leonardo Boff, Ivone Gevara, Frei Betto, Juan José Tamayo, Josep Maria Terricabras, Arcadi Oliveres (EPD), Salvador Martí, Jordi Corominas…” 

Como nos explica a Comissão para a Agenda da América Latina na Catalunha, “a transformação em busca de uma nova sociedade global é, sem dúvida, um dos maiores desafios que a humanidade enfrentou na sua história, se não o maior. O ponto ecológico de não retorno coloca-nos no limiar do abismo em direção à extinção. Temos que enfrentar o maior desafio como espécie, o desafio de não nos auto – extinguir. 

Se pensarmos na enorme evolução social, tecnológica, de pensamento, de desenvolvimento, etc., e a confrontarmos com a pegada ecológica desta evolução nos mares, florestas, desertos, atmosfera, fauna, todo o planeta, o custo da evolução tem sido terrivelmente elevado. 

Se também a confrontarmos com o estado atual das nossas sociedades – sociedades egocêntricas, sociedades organizadas por e para o consumismo excessivo, sociedades que desprezam a sua humanidade, sociedades que se esforçam por desumanizar o que é humano – então o contraste é mesmo até irónico e terrível, uma loucura”.

Nem tudo, porém, está perdido. “Há muita esperança sendo construída no mundo todo e também, é claro, em nossa Pátria Grande. Muitas dessas vozes pela esperança e a transformação estão representadas nesta nossa Agenda de 2022”. Os Movimentos Populares “tornam-se o eixo em volta do qual brotam as ideias do ver, do julgar e, acima de tudo, do agir”

A pandemia da Covid-19, que começou em 2019 “está longe de ter terminado e tem exacerbado as injustiças e desigualdades. No entanto, é através do trabalho em grupo, em comunidade, que se pode vislumbrar a maior esperança. Com o trabalho de base renovado por ideais e tecnologias, a consciência do povo está sendo desafiada pela pandemia e – em consequência e com esperança – a história terá que parar e então acontecer em torno da humanização e do processo de comunhão com a Mãe Terra”.

  O Livro-Agenda Latino-Americana Mundial 2022 apresenta os esforços de muitos grupos, de pensadores e pensadoras, sonhadores e sonhadoras, colunistas, editores e editoras que lutam incansavelmente por essa esperança que impulsiona as grandes causas, desde a mais local, enfrentando os maiores desafios da espécie humana sem trégua e sem hesitação” (Fonte: Fundação Pedro Casaldáliga).

O Livro-Agenda traz para a nossa reflexão 55 textos: 15 (Ver/Analisar), 16 (Julgar/Discernir) e 24 (Sonhar/Agir). São uma valiosa contribuição para os Movimentos Populares e todos/as os/as que lutam por um Mundo Novo.

Para adquirir a edição brasileira do Livro-Agenda é só clicar aqui

Clique na imagem para comprar seu exemplar.

Marcos Sassatelli, Frade dominicano
Doutor em Filosofia (USP) e em Teologia Moral (Assunção – SP)
Professor aposentado de Filosofia da UFG
E-mail: mpsassatelli@uol.com.br

Sair da versão mobile