Regional Nordeste IV realiza seminário de aprofundamento da identidade das CEBs

 

O seminário das CEBs, regional nordeste IV, iniciou na sexta feira, dia 25 de novembro deste ano, com a oração de abertura, apresentação dos participantes e aprovação da proposta de programação. E terminou no dia 27, domingo, com a missa de envio para suas comunidades. O local do encontro foi a Obra Kolping do Piauí, no conjunto Dirceu Arcoverde II, em Teresina, Piauí.

Cerca de 40 pessoas, representantes das CEBs na Arquidiocese de Teresina participaram do seminário, que teve como tema debatido: A IDENTIDADE DAS CEBs E OS DESAFIOS NA ATUAL CONJUNTURA POLÍTICA E SOCIAL DO BRASIL, E DO MUNDO URBANO .

A assessoria do seminário contou com dois professores da Universidade Federal do Piauí: José Carlos e Eduardo, para a análise de conjuntura e do Pe. Antonio Júlio, missionário Redentorista, e da professora Vanda Maria de Carvalho Lima, leiga, presidente do CNLB Regional NE 04, que contribuíram no aprofundamento sobre a Identidade das CEBs e seus desafios na atual conjuntura.

O jeito de ser Igreja CEBs está ficando muito a desejar devido a influencia do idealismo pentecostal de alguns movimentos dentro da Igreja Católica e Igrejas protestantes, que leva ao individualismo e consumismo religioso, a teologia da prosperidade pessoal, e isso dificulta a vivencia em comunidade, mesmo entre os empobrecidos da sociedade.. Um dos encaminhamentos foi estabelecer um processo formativo de lideranças  junto às paróquias onde as CEBs atuam e estudar com maior profundidade os documentos do episcopado Latino Americano e Caribenho e também do episcopado brasileiro, para melhor compreender e colocar em prática a vivencia comunitária, onde fé e vida estejam intimamente  ligadas,num processo sócio transformador como ” sal e fermento na massa.”

Sair da versão mobile