Cerca de 40 pessoas, representantes das CEBs na Arquidiocese de Teresina participaram do seminário, que teve como tema debatido: A IDENTIDADE DAS CEBs E OS DESAFIOS NA ATUAL CONJUNTURA POLÍTICA E SOCIAL DO BRASIL, E DO MUNDO URBANO .
A assessoria do seminário contou com dois professores da Universidade Federal do Piauí: José Carlos e Eduardo, para a análise de conjuntura e do Pe. Antonio Júlio, missionário Redentorista, e da professora Vanda Maria de Carvalho Lima, leiga, presidente do CNLB Regional NE 04, que contribuíram no aprofundamento sobre a Identidade das CEBs e seus desafios na atual conjuntura.
O jeito de ser Igreja CEBs está ficando muito a desejar devido a influencia do idealismo pentecostal de alguns movimentos dentro da Igreja Católica e Igrejas protestantes, que leva ao individualismo e consumismo religioso, a teologia da prosperidade pessoal, e isso dificulta a vivencia em comunidade, mesmo entre os empobrecidos da sociedade.. Um dos encaminhamentos foi estabelecer um processo formativo de lideranças junto às paróquias onde as CEBs atuam e estudar com maior profundidade os documentos do episcopado Latino Americano e Caribenho e também do episcopado brasileiro, para melhor compreender e colocar em prática a vivencia comunitária, onde fé e vida estejam intimamente ligadas,num processo sócio transformador como ” sal e fermento na massa.”