Regional Noroeste promove o 14ZINHO

Nos dias 27, 28 e 29 de outubro vai acontecer o 14ZINHO REGIONAL do Noroeste, na cidade de Ji-Paraná, em Rondônia. São aguardadas pela Equipe de Articulação Regional, em torno de 150 pessoas de todas as Igrejas do Regional Noroeste.

O encontro tem como objetivo propor uma reflexão mais aprofundada sobre a Ressignificação das Comunidades Eclesiais de Base, revendo a caminhada, partindo das raízes, percebendo a voz de Deus na realidade, assumindo os eixos estruturais do mundo urbano e das CEBs, avançando na busca dos pontos fundamentais que permitirão planejar os próximos passos das CEBs no Bioma Amazônico. Conduzindo, sobretudo, este processo a partir da centralidade de Jesus de Nazaré e seu seguimento, bem como da Palavra de Deus e tomando uma série de atitudes como o respeito às diferenças, o caminho comum com os movimentos e lutas sociais que conduzem a um maior compromisso sócio-político, sendo uma Igreja missionária, ecológica e ministerial, testemunhando o amor de Deus a partir dos excluídos, sem esquecer a necessidade de que as CEBs se façam presentes entre as juventudes.

O 14zinho será assessorado pelo Prof. Dr. Celso Pinto Carias, Assessor da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB/Setor CEBs Nacional das Comunidades Eclesiais de Base.

Na carta que convida os bispos do Regional, as coordenações diocesanas e articuladores/as de CEBs, assinada pelo Dom Mosé João Pontelo, é feito uma motivação da importância do 14zinho, assim como uma memória da caminhada das CEBs destacando os Intereclesiais:

“O 14zinho é um marco no processo das reflexões para o 14º Intereclesial. Também é um momento de encontro e convivência daqueles que representarão as suas comunidades e um espaço de comunhão, dialogo e exercício de cidadania. É bom fazer memória das experiências dos Intereclesiais, como expressa o documento 92 da CNBB, “Mensagem ao Povo de Deus sobre as Comunidades Eclesiais de Base: Os Encontros dos Intereclesiais das CEBs são patrimônio teológico e pastoral da Igreja no Brasil. Desde a realização do primeiro, em 1975 (Vitória/ES), reúnem diversas dioceses para troca de experiência e reflexão teológica e pastoral acerca da caminhada das CEBs. Foram treze encontros nacionais, diversos encontros de preparação em várias instâncias (paróquias, dioceses, regionais) e, desde a realização do 8º Intereclesial ocorrido em Santa Maria/RS (1992) são realizados seminários de preparação e aprofundamento dos temas ligados ao encontro, é a Manifestação visível da eclesialidade das CEBs, os Encontros Intereclesiais congregam bispos, religiosos e religiosas, presbíteros, assessores e assessoras, animadores e animadoras de comunidades, bem como convidados de outras igrejas cristãs e tradições religiosas. Neles se expressa à comunhão entre os fiéis e seus pastores.”

Assinam à carta Dom Mosé João Pontelo Bispo Referencial das CEBs do Regional NO, Neurimar Pereira da Silva, articulação das CEBs do Regional NO, Lilian Maria Moser assessora das CEBS do Regional NO.

Colaboração: Neurimar Pereira da Silva – Articuladora das Comunidades Eclesiais de Base Regional Noroeste – CNBB

Sair da versão mobile