Ampliada das CEBs inicia nesta sexta feira (06), em Rondonópolis

Nessa quinta feira (05), dará início a reunião da ampliada das CEBs do Brasil, na diocese de Rondonópolis, MT. Na pauta: avaliação do 14º Intereclesial, que aconteceu em janeiro de 2018, em Londrina – PR, com o tema: CEBs, e os desafios do mundo urbano, e planejamento do 15º Intereclesial que acontecerá em 2022. A diocese fois escolhida com festa durante a realização do 14º.

Para esse momento, o bispo Dom Juventino Kestering, da Rondonópolis-Guiratinga divulgou, uma carta de acolhida para todos/as os/as representantes dos regionais e assessores/as.

Segue a carta!

Rondonópolis, 27 de junho de 2018 Estimados e estimadas participantes da Ampliada Nacional da CEBs

“As comunidades eclesiais de base, as CEBs, alimentadas pela Palavra pela fraternidade, pela oração e pela Eucaristia, são sinal de vitalidade da Igreja”. São também presença eclesial junto aos pobres, partilhando as suas alegrias e angústias e se comprometendo na construção de urna sociedade justa e solidária. Também elas se deparam com os desafios da mudança de época e se veem desafiadas a não esmorecer, mas a discernir, na comunhão da Igreja, caminhos para enfrentar os desafios oriundos do mundo plural, globalizado, urbanizado e individualista (Diretrizes CNBB, doc. 102 N 192).

Com estas palavras das Diretrizes da CNBB, a diocese de Rondonópolis-Guiratinga-MT acolhe com alegria, entre os dias 06 a 08 de junho do corrente ano, os representantes das Cebs, os que atuam nas bases, também os padres, religiosos e religiosas e os irmãos bispos.

Cremos que vai ser um tempo de graça, de partilha, de crescimento, de avaliação, de espiritualidade e de crescimento no compromisso com a revitalização das comunidades para os tempos atuais “desafios da mudança de época e se veem desafiadas a não esmorecer, mas a discernir, na comunhão da Igreja, caminhos para enfrentar os desafios oriundos do mundo plural, globalizado, urbanizado e individualista”.

A história da diocese de Rondonópolis-Guiratinga desde o Concilio Vaticano II pautou pelos caminhos das comunidades, dos ministérios, da pastoral social, da formação permanente dos leigos e leigas, do caminho partilhado nos CPC e CPP.

Queremos oferecer o melhor. Somos uma cidade com 220.000 mil habitantes, cidade de interior no sul do estado de Mato Grosso. Os meios de transportes são relativamente precários em termos de voos e de ônibus, uma vez que tudo se concentra em Cuiabá que dista 210 quilômetros de Rondonópolis com estradas com longos trechos não duplicados. Mas os desafios da locomoção são superados pela acolhida, partilha e qualidade do encontro.

O Encontro da Ampliada será o aquecer da fornalha das comunidades para o calor irradiante em 2022 no 15º Intereclesial das CEBs.

Sejam bem-vindos. Em qualquer horário que chegarem haverá equipes de acolhimento, refeição e hospedagem.

Com abraço fraterno,

Dom Juventino Kestering Bispo de Rondonópolis-Guiratinga

Sair da versão mobile