Três anos da Páscoa de Dom Waldir Calheiros

Nesta quarta-feira, dia 30 de novembro, a Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda fará uma homenagem ao bispo emérito, Dom Waldyr Calheiros, ao lembrar os três anos de sua morte. A Missa será celebrada às 19h30min, na Igreja Santa Cecília, em Volta Redonda.

A notícia é do site da Diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda: https://diocesevr.com.br/noticia/1914/missa-homenageia-dom-waldyr-e-lembra-trs-anos-de-sua-pscoa

 

Um pouco mais sobre Dom Waldyr

 Dom Waldyr Calheiros de Novaes nasceu em Murici (AL) em 28 de julho de 1923. Foi ordenado sacerdote em 25 de julho de 1948 e bispo em 1º de maio de 1964. A data não foi escolhida por acaso. O bispo era conhecido pelo engajamento em movimentos sociais e por ter apoiado perseguidos políticos e lutado pelo direito dos trabalhadores.

Dom Waldyr teve uma importante atuação nas negociações para o fim da greve dos trabalhadores da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em 1988, quando três operários morreram assassinados.

Foi bispo da Diocese de Barra do Piraí -Volta Redonda de 1966 a 1999.

Participou do Concílio Vaticano II e foi um dos primeiros bispos no Brasil a colocar em prática esse novo modelo de ser Igreja. Era defensor dos pobres e marginalizados. Dentre outras iniciativas de Dom Waldyr se destacou na sua atuação contra a Ditadura Militar e na organização da Pastoral da Juventude na Diocese e no Brasil.

– See more at: https://diocesevr.com.br/noticia/1914/missa-homenageia-dom-waldyr-e-lembra-trs-anos-de-sua-pscoa#sthash.h915G5E4.dpuf

Sair da versão mobile