Somos a Igreja em saída o novo vai acontecer
O céu abrindo as portas para este povo acolher
Vou criar novo céu e nova terra
para que todos tenham vida plena. (Pedro Nery, ROO)
Está chegando até você a publicação do que foi o 15º Intereclesial das CEBs, que com as bênçãos da “Divina Ruah” aconteceu em Rondonópolis, nos dias 18 a 22 de julho de 2023. Um encontro marcado pela alegria, vivendo ainda os reflexos da pandemia da COVID-19. Estar vivos e poder se encontrar. Essa dimensão de continuidade da caminhada, marcada pelo abraço, pelo carinho entre todos e todas. Alegria do encontro!
O encontro caminhou, foi celebrado, vivido intensamente depois de 05 anos de um processo de preparação que contribuiu para a formação e animação das CEBs, um processo de participação a serviço da vida plena para todos e todas que procurou encontrar saídas para que o reino de Deus anunciado por Jesus de Nazaré seja uma realidade para cada homem e cada mulher que participou do Encontro.
Um momento de esperança. Algo que estávamos precisando. Uma característica fundamental foi essa alegria profunda do encontro. Experimentamos a alegria de quem vive e quer viver a liberdade de anunciar e partilhar o Evangelho de Jesus Cristo entre todas as pessoas, culturas, povos, tradições, derrubando os muros de medos e preconceitos que nos divide e dificulta a fraternidade.
As CEBs são um grande sinal de esperança para a Igreja Sinodal, uma experiência sonhada e vivida pelas comunidades de comunhão participação e missão.
“As CEBs, qual mulher grávida, continuam gerando o novo, recriando os caminhos de libertação, sob o impulso do verbo sair, que funciona como um fio condutor de toda a nossa existência. De Gênesis a Apocalipses, a caminhada do povo de Deus se deu sob a inspiração da Divina Ruah, fomentando um permanente sair. Do ventre da mulher ao ventre da pachamama, saímos sempre em busca da vida plena” (mensagem do 15º Intereclesial às Comunidades).
Sendo uma dimensão importante da Igreja do Brasil, as CEBs estão vivas e, somos Igreja e queremos colocar nossa experiência de uma Igreja sinodal, em saída para as periferias e devolver aos pobres a atenção e o protagonismo na vivência do Evangelho.
Caminhar juntos, estar juntos, fazer juntos. Você é convidado a fazer essa experiência (escuta, construção, diálogo) de abertura ao outro, à outra, “arrancar e arrasar, demolir e destruir, construir e plantar”, de mãos dadas, nessa bonita missão de fazer o Evangelho de Jesus ressoar, tocando os corações de todas as pessoas onde cada um se sinta incluído.
Secretariado para o 15º Intereclesial das CEBs