Nós somos o Iser Assessoria

Missão

O Iser Assessoria é uma associação sem fins lucrativos, uma organização não governamental, cuja missão é fortalecer a democracia participativa nos campos político e eclesial, com vistas à superação das desigualdades sociais, à ampliação da esfera dos direitos e à afirmação da cidadania. Queremos reforçar os processos de construção da cidadania, incentivando a participação de setores da sociedade civil – especialmente dos setores populares – na formulação e no controle das políticas públicas. Nossas formas específicas de contribuição são a formação, a pesquisa, a produção e a difusão de conhecimentos no campo das Ciências Sociais e da Teologia. Assumimos como tarefa um melhor conhecimento e compreensão do campo religioso brasileiro e busca o aprofundamento do ecumenismo e do diálogo inter-religioso.

Histórico

O Iser Assessoria surgiu da Equipe de Assessoria às Organizações de Base e Entidades Religiosas, criada no ISER – Instituto de Estudos da Religião – em 1982, num contexto de grande mobilização dos movimentos populares e de expansão da Teologia da Libertação e das Comunidades Eclesiais de Base. Desde a criação, a equipe procura promover a “circulação de saberes”, através de atividades de formação, das quais as mais características são as assessorias, que estão na origem de nossa instituição.

Aos poucos, a Equipe de Assessoria, formada por especialistas em Ciências Sociais e em Teologia, foi incorporando outras atividades, até se transformar, em 1995, numa ONG autônoma, o Iser Assessoria.

A Instituição se dedica fundamentalmente, desde o seu início, a apoiar e animar as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), com assessorias aos Encontros Intereclesiais, pesquisas e publicações de caráter acadêmico, pastoral ou em linguagem popular.

Desde 2010 o Iser Assessoria, em parceria com o Setor CEBs da CNBB tem procurado constituir e fortalecer uma rede nacional de assessores/as de CEBs. Em 2011 foram realizados quatro seminários em diferentes regiões do país

Em 2015, a equipe do Iser Assessoria promoveu um novo seminário de formação de assessores, que reuniu 50 pessoas, de todas as regiões do Brasil, entre os quais três bispos. Os participantes têm feito uma avaliação muito positiva destas iniciativas. Deste modo, o Iser Assessoria tem sido reconhecido como instituição de referência nesta temática.

Proposta do Portal das CEBs

Atualmente 84% da população brasileira vive em cidades e 75% têm acesso à internet. Em 2018 acontecerá o 14° Encontro Intereclesial das CEBs com o tema “As CEBs e os desafios no mundo urbano”. A preparação de um intereclesial é um processo amplo que envolve muitas pessoas, grupos de base, lideranças, agentes de pastoral, padres, bispos, teólogos, sociólogos e outros especialistas durante ao menos dois anos. Queremos aproveitar a oportunidade que mais pessoas hoje estão conectadas pela internet. Pensando nas inúmeras experiências e realidades por esse país a fora, a proposta é fazer ponte com essas experiências e potencializá-las.

Por trabalharmos com CEBs há tanto tempo percebemos a necessidade de contar com um Portal para acompanhar o cotidiano das CEBs e o processo de preparação do intereclesial, contribuindo com a formação, capacitação, articulação e mobilização das Comunidades junto com outros atores sociais visando à construção da cidade que todos queremos.

Outras temáticas trabalhadas pela equipe de Iser Assessoria são Fé e Política, Juventude, Leitura Popular da Bíblia, análises de conjuntura política e eclesial. Temos também colaborado em uma iniciativa coletiva para pensar uma nova concepção de desenvolvimento para superar o atual modelo de sociedade produtivista-consumista.

Botão Voltar ao topo