O que são CEBs?

À primeira vista esta parece uma pergunta de fácil resposta. Mas não é tão simples, Depois de tantos anos de existência das CEBs no Brasil e de tudo o que especialistas (cientistas sociais, teólogos e pastoralistas) já escreveram a seu respeito, não há um consenso sobre o que seria uma Comunidade Eclesial de Base. Muitos fazem a opção de descrever o que significa cada um dos termos da expressão. Problema adicional é a grande diversidade existente entre as comunidades, mesmo no interior de uma paróquia ou de uma diocese, o que não autoriza generalizações apressadas.

Aqui apresentamos os traços característicos das Comunidades Eclesiais de Base com o que temos trabalhado na equipe do Iser Assessoria.

História das CEBs

O Portal das CEBs acredita e defende que a caminhada das Comunidades Eclesiais de Base foi e está sendo construída por muitas mãos. Homens e mulheres que no dia a dia, na luz da Palavra vão construindo essa história que se dá desde década de 60.

Iniciamos esse processo histórico com trechos de um artigo de escrito por Pe. Nelito Nonato Dornelas – MG, publicado em 2006 no site Vida Pastoral.

Perspectiva para as CEBs

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) constituem um dos frutos mais importantes do Concílio Vaticano II na América Latina. Elas são um “jeito antigo e novo de ser Igreja”, como escreveu o cardeal Raimundo Damasceno, presidente da CNBB, na mensagem enviada aos participantes do 13º. Encontro Intereclesial das CEBs.

Em 2010, na Assembléia, os bispos manifestaram seu apoio e reconhecimento às CEBs: “queremos reafirmar que elas continuam sendo um sinal de vitalidade da Igreja”.

2 Comentários

  1. Prezado João, que alegria saber de sua vontade em fortalecer a caminhada das CEBs na sua região. Já procurou na sua diocese coordenação ou comissão de CEBs? Lembramos que essa iniciativa é popular, coletiva, onde há pessoas interessadas numa caminhada de CEBs…já é um passo!

  2. Boa tarde irmãos!
    Gostaria de saber como poderia formar uma CEB no município em que resido na cidade de Batatais?
    Gostaria muito de saber mais sobre a atuação das CEBs no contexto contemporâneo.
    Paz e bem!

Botão Voltar ao topo