Renan Dantas, frei e fotojornalista, apresenta em hotsite imagens captadas no último encontro nacional
Marcos Antonio Corbari, do Brasil de Fato | Rondonópolis (MT)
Passado um mês da realização da 15ª edição do Intereclesial de CEBs – encontro nacional das Comunidades Eclesiais de Base – e o evento segue repercutindo. Aproveitando a simbologia da semente, tão propagada pelos segmentos da Igreja aliançados através da Teologia da Libertação, pode-se dizer que os primeiros brotos do que foi plantado a partir de Rondonópolis (MT) já podem ser observados em todos os cantos do território nacional de onde delegações e caravanas se deslocaram e retornaram.
Um dos personagens que dedicou-se de forma quase anônima a registrar as atividades realizadas entre os dias 18 e 22, o frei e fotojornalista Renan Dantas está apresentando a partir desta terça-feira (15) uma mostra fotográfica virtual com imagens captadas durante o Intereclesial.
“No decorrer do 15º Intereclesial percebi semblantes, admirei culturas, registrei artes, senti olhares de esperanças, alegrias e sofrimentos. Penso em deixar esses rostos de povos brasileiros, caminheiros, para a memória de cada um de nós, como arte de fotografar”, explica Dantas.
Para ele, “fotografar é um ato maior de amor que nasce de um olhar sensível, captado num clic diferenciado, que vai além do comum, com o qual se registra algum movimento ou na ausência dele, pois com isso, historiciza-se os momentos vividos mediante eventos, ou mesmo no ato simples do cotidiano, através de rostos, olhares, gestos, cores”.
O Brasil de Fato RS interagiu de forma muito próxima com o Frei Renan Dantas durante a cobertura colaborativa realizada no 15º Intereclesial, já tendo publicado diversas de suas imagens junto aos textos que relataram os acontecimentos do evento.
“Quando focado na sensibilidade de cada ser fotografado deixa-se transfigurar uma mensagem vital pra quem olha, ou melhor, pra quem contempla e entende que o essencial vai além do que foi apenas registrado, pois certas imagens impactam o coração, pois falam com quem vê, e tem a força de transformar vidas, percepções e até mesmo visões de mundo e pessoas”, relata Dantas.
Inspirado pela frase “Ver no rosto do Outro, o Rosto de Jesus”, Frei Renan explica que busca através da fotografia “despertar a centelha divina em cada ser”, tornando-se uma espécie de “mediador desse diálogo captado e revelado, à espera da contemplação”.
As imagens da mostra fotográfica virtual ficam acessíveis a partir das 20h desta terça-feira (15) e permanecem a disposição por período indeterminado no hotsite. O acesso é gratuito.
Edição: Katia Marko