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Mês da Bíblia 2024: Ezequiel – o Profeta da Esperança

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

O livro de Ezequiel nos coloca diante de uma das etapas mais atribuladas e trágicas da História do Povo de Deus. O reino de Judá, fraco e indefeso diante dos grandes impérios, se vê mergulhado numa disputa de ordem internacional sem ter condição nenhuma de interferir em seu próprio destino. De um lado, o império babilônico. Do outro, o reino do Egito. No meio, tentando se equilibrar entre poderosos, estavam os sucessivos reis de Judá. A consequência desastrosa deste jogo de poderes internacionais foi o exílio e a destruição do país e da capital Jerusalém. O profeta Jeremias é a grande testemunha histórica de todo este desastre político. O livro das Lamentações é o grito doloroso do povo sofrido, vítima dos erros políticos dos governantes. A mensagem do profeta Ezequiel vem completar este quadro histórico de dor e de morte, mas também trazendo uma centelha de reconstrução e de esperança.

A vivência de Ezequiel junto à comunidade dos exilados mergulhou-o na mesma sorte do povo de Deus naquele momento histórico. Ele também passou pela noite escura do desterro, do medo, da ausência e da saudade. Mas ele continua fiel e teima em continuar a crer na fidelidade do Deus que esteve sempre presente na vida do povo.

Toda a mensagem profética de Ezequiel foi vivida e proclamada no exílio na Babilônia. Ezequiel tenta mostrar aos exilados que, apesar de toda destruição, morte e desterro, ainda há uma esperança, muita esperança. Ainda ardem as brasas da fé por baixo de todas as cinzas da destruição, do sofrimento e do exílio.

Uma das etapas históricas do povo de Israel é a etapa do Exílio. A ideia mais comum a respeito deste período, que vai de 597 até 538, é a seguinte: houve a invasão da Babilônia contra Judá; Nabucodonosor, o rei da Babilônia, fez duas deportações (597 e 586) e levou muita gente para o Exílio. Com a derrota dos babilônios para os persas (539), Ciro, o rei da Pérsia, permitiu o retorno do povo para sua terra. A partir de 538, em sucessivas levas, os judeus regressaram da Babilônia para a Judéia.

Na realidade, o que houve não foram só estas duas deportações. A Bíblia registra muitos exílios do povo de Israel e de Judá. Já em 734, o rei da Assíria promoveu uma deportação de israelitas para as terras do império assírio (cf. 2Rs 15,29). Com a queda da Samaria (722) muitas outras pessoas do reino de Israel foram levadas para a Mesopotâmia e lá espalhadas entre as várias províncias do império assírio (cf. 2Rs 17,6.23). O mesmo aconteceu com Judá a partir das invasões assírias entre 701 e 669 (2Cr 33,11-13). As sucessivas deportações por ocasião das invasões babilônicas geraram uma comunidade de uns dez mil judeus exilados na Babilônia (cf. 2Rs 24,14). A maior parte destas pessoas não voltou para Jerusalém. Havia uma grande comunicação entre a comunidade dos judeus que permaneceram em Judá e a comunidade dos exilados na Babilônia (cf. Jr 29,5-7).

Foi um processo, cada vez mais amplo, de exílio, saída, dispersão, deportação e emigração do povo para os países ao redor da Palestina. E ao mesmo tempo, houve um processo igualmente crescente de retorno, de reorganização, de reconstrução, de busca de uma nova identidade.

Foi nesta noite escura do povo que brilhou a aurora de um novo olhar. Um olhar nascido da experiência do amor fiel de Deus que permitiu à comunidade fazer a releitura do passado. E assim, desta situação de morte, nasceram as imagens mais bonitas de esperança. Jeremias fala do novo coração (Jr 30 a 33), Isaías fala do consolo e do amor que animam o servo de YHWH para ser o revelador da presença de Deus no mundo (Is 40 a 66), como transparece nos quatro cânticos do povo Servo: no primeiro cântico Deus escolhe o seu Servo (Is 42,1-9); no segundo cântico o Servo de Deus descobre a sua missão (Is 49,1-6); no terceiro cântico o Servo assume e executa a sua missão (Is 50,4-9); no quarto cântico temos a paixão e vitória final do Servo de Deus (Is 52,13 a 53,12). 

É neste contexto de avaliação e de reconstrução que surge o profeta Ezequiel. Ele fala do novo pastor (Ez 34,11-31), do novo Templo (Ez 40 a 47), da água purificadora que restaura a Criação (Ez 47,1-12). Na visão dos ossos secos, ele descobriu sinais de vida lá onde os outros só enxergavam morte e desespero (Ez 37,1-14). 

Ezequiel é um profeta que tem um jeito todo próprio. Ele era da tribo de Levi, e toda a sua espiritualidade transpira o ambiente sacerdotal. Ele anuncia e lamenta a destruição do templo e da cidade como consequência dos desvios, sobretudo cultuais, da elite. Ele tem visões estranhas, difíceis de serem decifradas e interpretadas. Tem desmaios, deve realizar ações simbólicas estranhas, mas que chamam a atenção do povo. Toda a sua vida, tanto pessoal como familiar, se torna uma profecia viva. Ele já não se pertence. 

Grande parte das profecias de Ezequiel são denúncias violentas que acusam o povo e anunciam o castigo. Talvez seja a sua experiência da santidade de Deus, profanada tão despudoradamente pelos sacerdotes, pelos reis e pelos falsos profetas, que o levou a essa reação tão agressiva que, até hoje, faz a gente sentir-se incomodada quando lê as profecias de condenação deste profeta. A enormidade dos castigos que ele anuncia revela o tamanho da sua dor ao ver o povo desviado pelos seus maus governantes, nobres, sacerdotes e profetas. E o profeta conclui suas trágicas mensagens com um refrão misterioso da parte de Deus: “Então sabereis que eu sou YHWH!” (cf. Ez 6,7.10.13.14; 7,4.9.26; etc…)

Mas no meio destas visões terríveis aparecem também as visões mais bonitas da Bíblia, como flores brilhantes no meio do mato fechado. Uma destas flores é a visão dos ossos secos que retomam vida sob a ação do espírito de Deus (Ez 37,1-14).

Sendo sacerdote, é evidente que Ezequiel sabia ler e escrever. Desta forma, grande parte dos oráculos podem ter saído de seu próprio punho. Ele mesmo pode ter escrito sobre suas experiências extáticas ou suas ações simbólicas. Mas não podemos pensar que todo o livro foi obra dele. Numerosos acréscimos posteriores são contribuições de seus discípulos.

De qualquer forma, apesar de reunir materiais tão diferentes como visões, sermões complicados, oráculos de difícil intepretação, encenações dramáticas, o livro de Ezequiel é um dos mais bem organizados dentre os livros proféticos.

  • 1-3: A vocação profética. O profeta recebe sua missão
  • 4-24: Profecias de ameaça e de condenação contra Judá, antes do segundo cerco de Jerusalém
    Nesta unidade vale destacar o seguinte: as ações simbólicas (4 e 5); a visão da profanação do templo (8 a 11); a parreira inútil (15); a responsabilidade pessoal (18); as duas irmãs (23); a morte da esposa (24,15-27).
  • 25-32: Oráculos contra as nações cúmplices do império.
    O centro destas denúncias são as duras palavras dirigidas contra a cidade de Tiro, na Fenícia (26 a 28) e contra o Egito e seu faraó (29 a 32).
  • 33-39: Oráculos de salvação durante e depois do cerco final de Jerusalém.
    O profeta busca animar o povo exilado apontando para um renascimento futuro. Aqui estão as passagens sobre os pastores de Israel (34); o oráculo sobre os montes de Israel (36); a visão dos ossos secos (37,1-14); as duas achas de lenha (37,15-28); os oráculos contra o reino de Gog (38-39).
  • 40-48: Estatuto político e religioso da futura comunidade na nova Cidade Santa.
    Esta parte apresenta um plano de reconstrução da nova Jerusalém, tendo como centro um templo restaurado para onde voltará a glória de Deus. Sendo um documento que fundamenta o renascimento da religião judaica, algumas Bíblias chamam esta parte de “A Torá de Ezequiel”. 

Ezequiel era um sacerdote (Ez 1,3). Ele teve uma boa formação e um bom nível de instrução. O templo e o culto eram suas principais preocupações. Assim entendemos a gravidade de suas denúncias. Suas palavras são dirigidas, tanto em relação ao templo de sua época, maculado por ritos impuros (Ez 8,7-16) e que será abandonado pela Glória de YHWH (Ez 10,18-22), quanto ao templo futuro (Ez 40,1 a 42,20), para o qual ele vê a Glória de Deus voltar (Ez 43,1-9). 

Temos poucas informações sobre a vida pessoal de Ezequiel. Seu pai, Buzi, estava entre os sacerdotes selecionados para o desterro na Babilônia na primeira leva. Sinal de que ele ocupava um lugar de destaque no serviço do templo. Não temos certeza de sua idade, mas como ele dá a entender que sabe dos ritos e das funções sacerdotais, tinha mais de vinte anos. Era casado, mas não sabemos se teve filhos. Ficou viúvo pouco antes da queda de Jerusalém. Tendo sido exilado muito novo, ele não pôde exercer seu sacerdócio no templo de Jerusalém. Pelas datas presentes no livro, sua atividade profética vai do ano 593 (Ez 1,1-2) até 571 (Ez 29,17).

Ezequiel é uma pessoa singular. Ele tem contínuas visões, realiza ações simbólicas com frequência; perde a fala por períodos relativamente longos; e é meio propenso a desânimos. Ele sofre de paralisia, mas continua trabalhando em seu leito de enfermo (Ez 4,4). A dor da morte da esposa faz com que ele perca a fala completamente. Estes dados acabam revelando uma personalidade um pouco doentia. Ele provavelmente morreu na Babilônia.

Como sacerdote, ele guarda o culto e a lei e, na história das infidelidades de Israel (20), a censura de eles terem “profanado os sábados”, volta como um refrão (Ez 20,13.16.21.24 23,38.39). Ele tem horror às impurezas legais (cf. Ez 4,14) e uma grande preocupação por separar o sagrado do profano (Ez 45,1-6). Na sua qualidade de sacerdote, resolvia os casos de direito ou de moral e por isso o seu ensinamento assume um tom casuístico (Ez 18,1-23).

Durante seu ministério, Ezequiel é chamado por Deus de “Filho do Homem” (cf. Ez 2,1.3.8 etc…). Esta expressão tem um sentido poético significando “um ser humano”, a humanidade da pessoa na sua fraqueza e fragilidade (cf. Sl 8,5; Is 51,12; 56,2; Jó 25,6; Dn 8,17). Ao chamar assim o profeta, o próprio Deus quer estabelecer uma distância entre divindade e humanidade, entre YHWH e o povo de Israel. Ao animar o profeta chamando-o assim, o próprio Deus quer superar esta distância através a atuação de Ezequiel. Esta expressão é específica de Ezequiel, mas é retomada por Jesus ao falar de si mesmo e de suas fraquezas e humilhações (cf. Mt 8,20; 11,19; 17,22; 20,28; etc…). Uma possível tradução desta expressão seria “Filho da Humanidade”. Como o próprio Jesus faz um paralelo com o título de “Filho do Homem” em Ezequiel, não é bom traduzir por “Criatura Humana”, como fazem algumas Bíblias.

Mais que nenhum outro profeta da Bíblia, Ezequiel multiplicou os gestos simbólicos e mímicas. Em suas atividades Ezequiel faz muitos gestos como bater palmas, sapatear e dançar com frequência (Ez 6,11; 21,17.19). Representou com mímica o cerco de Jerusalém (Ez 4,1 a 5,4); a partida dos exilados (Ez 12,1-7); o rei da Babilônia na encruzilhada dos caminhos (Ez 21,23s); a união de Judá com Israel (Ez 37,15s).

Ações simbólica são encenações públicas transformadas em oráculos. São muitas as ações simbólicas de Ezequiel. Logo no início de suas atividades ele é convidado a engolir um livro (Ez 3,3). Depois temos as ações do tijolo escrito, da frigideira de ferro; das cordas e do pão assado sobre excrementos (Ez 4,1-16). Em seguida temos a faca afiada e a queima dos cabelos e da barba (Ez 5,1-3). Temos também a encenação do desterrado (Ez 12,7). Até nas provações que Deus lhe envia, como a morte de sua amada esposa, ele acolhe o fato como uma ação simbólica e um “sinal” para Israel (Ez 24,15-18).  

Na verdade, Ezequiel age como tinham agido outros profetas como Oseias, Isaías ou Jeremias. Mas a complexidade de suas ações simbólicas contrasta com a simplicidade dos gestos dos seus predecessores.

Ezequiel é sobretudo o homem das visões. Seu livro contém apenas quatro visões propriamente ditas, mas elas ocupam um espaço considerável: Ez 1-3; 8-11; 37; 40-48. Estas visões do profeta manifestam um mundo fantástico: os quatro seres vivos do carro de YHWH (Ez 1,4-28), a sarabanda cultual do Templo, com seu pulular de animais e de ídolos (Ez 8,7-18), a planície dos ossos que se reanimam (Ez 37), um templo futuro desenhado como numa planta de arquiteto, donde brota um rio de sonhos numa geografia utópica (Ez 40 a 48). 

Este poder de imaginação estende-se aos quadros alegóricos que o profeta descreve: as das irmãs Oola e Ooliba (Ez 23,1-45), o naufrágio da rica cidade de Tiro (Ez 26 e 27), o faraó-crocodilo (Ez 29 e 32), a árvore gigante (Ez 31,1-18) e a descida do faraó aos infernos (Ez 32,17-32). As visões amplas e detalhadas de Ezequiel, algumas de difícil interpretação, apontam para uma transição entre a profecia clássica e a nova profecia de cunho apocalítico. Muitas destas visões de Ezequiel são retomadas em Daniel e no Apocalipse.

Já se vê que, diante da nova realidade do exílio, Ezequiel abre um caminho novo para o povo de Deus. Ele rompe com o passado da sua nação. Em seus oráculos, a lembrança das promessas feitas aos antepassados e da Aliança concluída no Sinai aparece esporadicamente. Mas, se até aqui, Deus continuamente salvou seu povo, manchado desde o nascimento (Ez 16,3s), não foi para cumprir as promessas, mas sim para defender a honra do seu nome (Ez 20,9-17). E se agora, Deus substituirá a Aliança antiga por uma Aliança eterna (Ez 16,60; 37,26s), e tal gesto por parte de Deus não será em recompensa de uma “volta” do povo para ele, mas por pura benevolência, por graça. O arrependimento virá depois (Ez 16,62-63). Um capítulo importante do livro é onde a responsabilidade coletiva do passado é substituída pela responsabilidade pessoal no presente (Ez 18,1-32). A pessoa é responsável pelo seu destino, a partir das opções que faz em vida.

O messianismo de Ezequiel, aliás pouco explícito, já não é régio e glorioso: sem dúvida ele anuncia um futuro Davi, o qual será, porém, apenas “pastor” do seu povo (Ez 34,23;37,24), “príncipe” (Ez 24,24) e não rei, pois não há lugar para reis na visão teocrática do futuro (Ez 45,7s). Ele rompe com a tradição da solidariedade no castigo e afirma o princípio da retribuição individual (Ez 18; cf. 33,10-20). 

Os capítulos 40 a 48 de Ezequiel formam uma ampla unidade literária, trazendo uma única visão: num plano minucioso de reconstrução religiosa e de um recomeço político, o profeta revela a futura Jerusalém centralizada num templo reconstruído. É como se fosse uma carta de fundação de um novo país. Segundo o próprio texto destas visões, a data é bem precisa: o profeta está entre setembro e outubro de 573. 

Num texto seco e esquemático, bastante detalhado e minucioso, a visão mostra um plano de reconstrução para o país e para a cidade. No centro de tudo está o novo Templo, para onde voltará a Glória de Deus. Os grandes agentes deste novo Judá são os sacerdotes. Ezequiel, na verdade, aponta para uma reconstrução após o exílio comandada pela classe sacerdotal sadoquita. As visões de Ezequiel estabelecem um novo estatuto político e religioso, uma nova redistribuição da terra e um novo calendário litúrgico. São orientações para a comunidade que retornasse a Judá, quando terminasse o exílio. Seu objetivo é conscientizar os exilados de que uma hora o exílio iria terminar e, ao mesmo tempo, eles deveriam ter um projeto de reconstrução da nação destruída. Ezequiel busca dar uma nova organização ao povo de Deus, descrevendo a comunidade perfeita. Seu projeto será retomado no pós-exílio pelo profeta Zacarias e pelo sumo-sacerdote Josué (cf. Zc 3,1-7; Esd 3,1-6; 5,1-2).

Existem muitas referências ou alusões às passagens de Ezequiel nos livros do Novo Testamento. Ez 32,7, junto com outras passagens apocalípticas, é citado em Mt 24,29 e Lc 13,24-25. Em Mc 8,18 Jesus cita Ez 12,2. 

Já vimos como Jesus assume para si mesmo a expressão “Filho do Homem”, característica da profecia de Ezequiel. Jesus se apresenta assim diante da reação à sua mensagem, feita pelos sacerdotes, escribas e fariseus (cf. Mt 8,20; 11,19; 20,28).

Mas grandes referências são feitas por Jesus em parábolas, como na parábola do Bom Pastor (Jo 10,7-16), inspirada em Ez 34,23-30 e que também inspira outras citações tais como Mt 25,31-46; Lc 9,10; 15,4-7; Hb 13,20 e 1Pd 2,25; 5,2-4. Da mesma forma, a alegoria da vinha (Jo 15,1 -6) se inspira nas parábolas da vinha em Ez 15,1-8; 17,6-10. O lamento de Ezequiel sobre Jerusalém (Ez 16,1-5) inspira Jesus em Mt 28,2-14.

Outras alusões são: a denúncia dos pecados do povo (Ez 7,15-22 em Mt 24,16-19); a santificação do Nome de Deus (Ez 36,23 em Mt 6,9); o desejo divino de que todos se salvem (Ez 18,23 em 1Tm 2,4); o julgamento que começa pela casa de Deus (Ez 9,6 em 1Pd 4,17); a recusa em comer alimentos impuros (Ez 4,14 em At 10,14).

Mas a grande releitura de Ezequiel no Novo Testamento encontra-se no livro do Apocalipse. Eis alguns exemplos:

  • A visão do carro de YHWH (Ez 1,4-26) inspira Ap 4,6-8.
  • A visão do livro (Ez 2,8 a 3,3) é relida em Ap 5,1; 10,8-11.
  • A visão do fim próximo (Ez 7,1-9) inspira Ap 8,13; 9,12; 11,14.
  • Os assinalados com o sinal da cruz (Ez 9,3-4) é retomada em Ap 7,2-3; 9,4.
  • O lamento denunciando a prostituição (Ez 16,35-43) inspira Ap 17,15-16.
  • A ampla denúncia de Ezequiel sobre a cidade de Tiro (Ez 26 a 28) inspira o jogral do Apocalipse sobre a cidade de Roma, a Grande Prostituta (Ap 18,1-24).
  • A visão dos ossos secos (Ez 37-9-10) é retomada em Ap 11,11.
  • O reino de Gog (Ez 38,1-7) é retomado em Ap 20,7-10.
  • A convocação das aves do céu (Ez 39,17-20) é retomada em Ap 19,17-18.
  • A água que purifica e traz vida (Ez 47,1-12) inspira Ap 22,1-2.
  • A visão da Nova Jerusalém (Ez 48,30-35) é retomada em Ap 21,12-13.

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