Notícias

Seminário de assessoras e assessores das CEBs da Região Oeste – Segundo dia

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

Matéria elaborada pelo jornalista Gibran Lachowski, assessor das CEBs Regional Oeste II, em 23 de setembro de 2017. 

A espiritualidade do seguimento de Jesus de Nazaré, alegre e pascal, deve orientar o trabalho pastoral da igreja. Isso é o que fica evidente na exortação pastoral Evangelli Gaudium, do papa Francisco, e serve de bússola para as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) no mundo urbano. A compreensão foi ressaltada ontem (sábado, 23) no seminário para assessoras e assessores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Com o tema “As CEBs e os desafios de ser igreja no mundo urbano”, cerca de 40 pessoas participam do evento, que ocorre na Casa de Retiro Assunção, em Brasília. O seminário é organizado pelo Iser Assessoria e o Setor CEBs da CNBB e se estende até hoje (domingo, 24).

O assunto foi discutido pela manhã em uma conferência proferida por Roberto Rossi, 53 anos, da assessoria do Regional Oeste II. Conforme ele, na Evangelli Gaudium, que significa Alegria do Evangelho em latim, Francisco conclama o povo a viver o Cristo ressuscitado, presente no frescor original de sua caminhada pastoral.

Outras indicações da exortação para a CEBs são a incidência prática das palavras do papa na realidade, o chamado a transformar instituições e metodologia de trabalho e a centralidade do anúncio do Reino para os pobres. “O anúncio de Jesus pelo testemunho, pela palavra, criatividade e simbologia de suas ações encontram eco na atuação das CEBs, com a beleza de seus cantos, danças, panos coloridos e relação com a realidade concreta do povo”, observou.

Mensagem atual

A conferência foi comentada pela irmã Mercedes de Budallés Diez (Centro-Oeste), 73 anos, e Adilson José Francisco (Oeste II), 50 anos, e teve contribuições da plenária. Para ela, a alegria do Evangelho resgata com fidelidade as palavras, ações e pegadas de Cristo. Dialoga com uma figura histórica, encarnada na sociedade de seu tempo e ainda assim contemporânea.

“Essa mensagem é atual, tanto que dom Pedro Casaldáliga, no recente encontro que tive com ele, ressaltou: ‘Esperança! Páscoa!’”. Uma referência ao bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, de 89 anos, acometido pelo Parkinson, e uma das referências das CEBs na América Latina.

Adilson apontou algumas tensões presentes na Evangelli Gaudium quanto à igreja, que a reforçam como orientação de caminhada e páginas de oração. Uma delas entre espírito (carisma) e instituição (poder), reforçando que as estruturas pastorais devem deixar a autopreservação e se tornar mais missionárias. E outra, entre dimensão social e modos individualistas, que indica a conexão das CEBs com a dimensão constitutiva da igreja. “A Evangelli Gaudium nos mostra a importância de voltar ao essencial, ao coração do Evangelho, de recuperar a radicalidade do Evangelho”, pontuou.

Oficinas

Na parte da tarde houve trabalhos em grupo sobre vários temas e em seguida socialização. Na oficina CEBs e Comunicação, destaque para a importância da inserção do assunto nos planos diocesanos, a alteração de perfil de reprodutor de informação para produtor de conteúdo e a busca pelo que já existe de ações midiáticas em nosso meio.

O grupo que tratou da dimensão da Ecologia destacou a necessidade de que cada Regional assuma e dinamize a Semana do Meio Ambiente, mencionou que o primeiro ambiente é o nosso próprio corpo e fez o ato concreto de plantar um ipê.

Na oficina sobre Juventude e CEBs ficou patente a distância ainda entre esta parcela da sociedade e a igreja. Os integrantes chamaram a atenção para um processo de aproximação, respeito, acolhida, percepção de suas potencialidades e parceria em suas lutas.

O grupo de Relações de Gênero apontou a necessidade de se ampliar a noção do termo e de uma abordagem estratégia na igreja, a partir dos círculos bíblicos e relação de Cristo com as mulheres. E a oficina CEBs e Ministérios Leigos sublinhou a importância de intensificar formações sobre o assunto, já que 2018 será o Ano Nacional do Laicato, e se inserir nos Conselhos de Leigos.

O seminário encerra neste domingo (24) e tem na programação a missa, síntese destes dias e reunião dos regionais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo