Notícias

“A Criação geme e sofre dores de parto” (Rm 8,22)

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

Regionais Oeste I e Oeste II da CNBB, através de suas Dioceses pantaneiras: Diocese de Corumbá/MS, Diocese de Jardim/MS, Diocese de Coxim/MS, Diocese de São Luiz de Cáceres/MT e Arquidiocese de Cuiabá/MT, registram profunda preocupação com as terríveis queimadas no Pantanal.

Manifestamos nossa solidariedade e compromisso com todos que estão sensibilizados e envolvidos com a causa ambiental: militares, bombeiros, brigadistas e voluntários, bem como os irmãos e irmãs ribeirinhos, pantaneiros e indígenas, que dependem diretamente deste bioma para sua sobrevivência. Lamentamos, ao mesmo tempo, o desmonte das instâncias de fiscalização e punição e denunciamos as providências insuficientes e tardias que favorecem este incêndio sem controle e que está queimando tudo e matando a Vida.

Há um pedido de socorro, um grito que não quer e não pode se calar, dos humanos sensíveis e conscientes, das comunidades tradicionais, das populações indígenas, da terra, dos animais, das aves, das águas, das plantas, da vegetação nativa, de árvores centenárias. E um clamor para que os povos tradicionais sejam valorizados e apoiados, a fim de continuarem sendo agentes de proteção e cuidado da natureza.

Reivindicamos, urgentemente, que as autoridades se empenhem e se mobilizem com a máxima urgência e que seja feita uma investigação séria, responsabilizando e punindo os possíveis culpados com a reparação justa e necessária pelos danos causados. Todavia, as ações emergenciais são necessárias, mas não bastam; é preciso desenvolver e aplicar políticas públicas sérias de prevenção e de proteção a curto, médio e longo prazo.

A Igreja se une num forte grito pela defesa, promoção e cuidado com a Vida, em todas as suas formas e expressões. É preciso conter e apagar o fogo que vai avançando com poder destruidor, e assim salvar o Pantanal.

“Hoje, a voz da criação incita-nos, alarmada, a regressar ao lugar certo na ordem natural, lembrando-nos que somos parte, não patrões da rede interligada da vida.” (Papa Francisco)

 

Dom Dimas Lara Barbosa

Arcebispo de Campo Grande e Presidente do Regional Oeste I

Dom Canísio Klaus

Bispo de Sinop e Presidente do Regional Oeste II

Dom João Aparecido Bergamasco (Bispo de Corumbá)

Dom João Gilberto de Moura (Bispo de Jardim)

Dom Antonino Migliore (Bispo de Coxim)

Dom Jacy Diniz Rocha (Bispo de Cáceres)

Dom Milton Antônio dos Santos (Arcebispo de Cuiabá)

Foto de capa: Uol

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo