Notícias

Regional Sul 3 promove Encontro anual de Mística e aprofundamento

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

Neste final de semana, dias 17 a 19 de fevereiro de 2017, estiveram reunidos no Centro de Formação Pastoral em Caxias do Sul, as Pastorais Sociais e as CEB’s, para o Encontro anual de Mística e Aprofundamento.

O tema refletido este ano foi: Uma Igreja em saída, profética e misericordiosa a serviço da vida. O Encontro contou com cerca de 75 participantes.

O primeiro dia iniciou com uma análise de conjuntura do atual contexto social, político e econômico que vivemos, iluminados pelo texto de Ezequiel 37, 1-14, no qual nos convida a perceber quais as realidades de ossos secos, que precisam ganhar vida, sopro, nervos, em nossas realidades.

No segundo dia, as realidades foram iluminadas com a Palavra de Deus, com a assessoria dos teólogos Sandro e Ana Maria Gallazzi.

Os assessores partiram da Palavra de Deus e dos documentos da Igreja, no qual nos convida ao compromisso com a vida, a derrotar os faraozinhos dentro de nós e deixar nos guiar pela força do Espírito, assim como Jesus, que atravessou o deserto, vencendo a tentação do poder.

Olhando para nossas bases destacamos as luzes e sombras presentes nelas e o nosso compromisso, enquanto leigos e leigas, consagrados/as, pelo batismo, na missão de promover, defender e testemunhar a vida, e como a rainha Ester precisamos reafirmar que nosso desejo é a vida de nosso povo!

A Equipe Ampliada das CEBs também aproveitou o espaço para articular questões práticas, em preparação ao 14º Intereclesial que acontecerá em Londrina – PR, nos dias 23 a 28 de janeiro de 2018, no qual nosso Regional contará com a presença de 150 delegados.

No terceiro dia retomaram os compromissos, as agendas comuns, e a necessidade de uma articulação maior da caminhada das Pastorais Sociais em nosso Regional. Também um olhar para a missão e o protagonismo do leigo/a nas bases de nossas comunidades e na sociedade.

Foi um encontro fortalecedor, animado por místicas vivenciais que nos motivou a voltar às nossas Galiléias e nos mantermos firmes no caminhar, na certeza, de que o Deus da Vida caminha conosco, vai à frente.

 

Por Antonia Resende

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo