Nesse feriado, entre os dias 7 e 10 de setembro vai acontecer o 2º ENJEL, na cidade de Poá, em São Paulo, onde jovens mulheres e homens de todo o Brasil se encontrarão para um momento de espiritualidade do Bem Viver.
O 2º Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora se propõe a ser um grande mar onde convergirão os mais diversos rios de espiritualidade, povo que caminha em busca da libertação. Seguindo a esteira da Teologia da Libertação, esperamos desaguar correntezas de jovens, caudalosos/as de utopia, a fim de partilhar suas vivências de espiritualidade que são também de rebeldia e esperança.
Foi escolhido como tema a Mística do Bem-viver, proposta de uma sociedade pautada em relações e valores bem diversos do capitalismo que nos genocida a cada dia. Solidariedade, harmonia com a natureza, ética, igualdade de gênero, justiça social, sementes que começaram a ser plantadas e que nos dispomos a radicalizá-las. A expressão Bem-viver (sumak kawsay) tem origem andina, esse paradigma planetário não está distante do que sempre, como subalternizados/as, ousamos viver em nossos territórios de resistência. Corre em nossas veias. Acreditamos que esses rios nos trarão experiências concretas que estamos construindo nos mais diversos espaços de vida.
Serão dias que prometem ser intensos e desafiadores. Será explorados os instrumentos das oficinas, grupos de trabalhos, mesas de debate, atividades culturais e espaços livres, alinhavados por uma metodologia que permitirá a escuta e a fala, o sentir e o tocar. A espiritualidade, quando alienante, faz escravas mulheres, homens e natureza, mas quando libertadora é rebeldia, insurreição, potencializadora de qualquer processo revolucionário.
Acompanhe esse lindo momento para um outro mundo possível e necessário!
Proposta de programação do 2º ENJEL
Dia 07/09 – quinta-feira
TARDE
14h00min – Chegada dos participantes/acolhimento
NOITE
18h00min – Celebração de Abertura
19h00min – Jantar
20h00min – Companhia Tijolo
Dia 08/09 – sexta-feira
MANHÃ
07h00min – Meditação (livre)
07h40min – Café da Manhã
08h30min – Mística da manhã
09h00min – Mesa Povos em luta, povos em rebeldia.
12h00min – Almoço
TARDE
14h00min – GTs
NOITE
18h00min – Jantar
19h30min – Rodas de diálogo intergeracionais
22h00min – Cultural
Dia 09/09 – sábado
MANHÃ
08h00min – Meditação (livre)
08h40min – Café da Manhã
09h30min – Mística da manhã
10h00min – Análise de conjuntura
TARDE
13h00min – Almoço
14h00min – Tarde Indisciplinada
NOITE
19h00min – Jantar
20h30min – Celebração da Terra Sem Males
Dia 10/09 – domingo
MANHÃ
07h00min – Meditação (livre)
07h40min – Café da Manhã
08h30min – Plenária Final: Místicas dos GT´s, encaminhamentos e celebração final.
TARDE
14h00min – Almoço
14h30min – Retorno para os seus territórios em busca do bem viver
“Juventudes e espiritualidade libertadora no horizonte do Bem Viver”
O “Bem Viver” é o horizonte em direção ao qual queremos caminhar! Trata-se de um horizonte, mais do que um ponto de partida, porque o desafio que coloca diante de nós é grande na medida em que desafia nossa forma de pensar, de nos organizar e de sentir. O “Bem Viver” é uma maneira de entender a natureza, a sociedade e as relações humanas a partir do cuidado, do equilíbrio e da harmonia, opondo-se radicalmente a racionalidade ocidental e a seu sistema de produção e consumo desmedido e egoísta. Assim, apresenta-se como um paradigma que propõe uma reviravolta, que restabelece o equilíbrio perdido e abre caminho para que o nosso corpo e o corpo da terra tenham vida em plenitude.
Nesse sentido, os momentos de partilha somados as bandeiras de lutas e sonhos de cada um e cada uma serão favorecidos nos espaços dos grupos temáticos.
Propostas de GTs:
1-Feminismo
2-LGBTI
3-Criminalização e extermínio da juventude negra
4-Ocupa tudo
5-Pluralismo e religiosidade
6-Democracia
7-Periferia e luta
8-Espiritualidade afro-brasileira
9-Terra, território e resistência
10-Cristianismo, socialismo e guerrilha na A.L.
11-Sistema Carcerário
12-Mística da Terra
Trechos tirados do site espiritualidade libertadora: https://www.espiritualidadelibertadora.org.br/