“Pareceu-nos, em oração e discernimento, que é hora importante de manifestar explicitamente a nossa comunhão firme e colaborativa com a pessoa, os ensinamentos, o testemunho e as decisões de nosso apóstolo maior, sucessor de Pedro”, afirma o manifesto publicado pela direção da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB, 03-12-2016.
“Temos convicção – afirma a CRB – que é necessário continuar a renovação conciliar que Francisco coordena na Igreja, em fidelidade ao Evangelho”.
Eis o manifesto.
Há quase quatro anos o Papa Francisco, ao ser eleito para o ministério petrino na Igreja Católica, recebeu, em meio a crises e interrogações, a missão de renovar a Igreja em seus diferentes níveis. Desde então, os documentos pontifícios e as convocações de diversas instâncias vieram nos agraciando com um movimento de Igreja “em saída” missionária, na forma de escuta atenta, de compaixão, de palavras evangélicas, de chamada à maturidade eclesial confiada no Espírito e na criatividade. Constatamos que o peso da estagnação parece ser maior do que se supunha. Mais ainda, tal peso, com sua autorreferência, se organiza com a liderança de alguns membros da hierarquia e nos constrange porque confunde e divide a comunidade eclesial.
Pareceu-nos, em oração e discernimento, que é hora importante de manifestar explicitamente a nossa comunhão firme e colaborativa com a pessoa, os ensinamentos, o testemunho e as decisões de nosso apóstolo maior, sucessor de Pedro.
A Conferência dos Religiosos do Brasil expressa inteira comunhão com o Papa Francisco, além de adesão firme aos seus ensinamentos e testemunho profético. E alerta a Vida Religiosa Consagrada e, tanto quanto nos cabe, o povo católico de nosso país, em relação a quem, sob o manto da suspeita e de pensamentos menores, queira frear as ações, decisões e ensinamentos do Papa Francisco. Temos convicção que é necessário continuar a renovação conciliar que Francisco coordena na Igreja, em fidelidade ao Evangelho.
Que o Senhor da Igreja, com a intercessão de Maria, abençoe e conserve nosso papa Francisco.
Brasília, 03 de dezembro de 2016
Memória de S. Francisco Xavier, sj
Diretoria da CRB Nacional – Em nome dos/as Consagrados/as do Brasil
Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad – Presidente
Ir. Edgar Genuíno Nicodem, fsc – 1º Vice Presidente
Ir. Paula Francinette da Silva, cinsg – 2ª Vice Presidente
Ir. Maria Petronila de Souza Soares, smic – Secretária
Ir. Joaquim Sperandio, fms – Tesoureiro
Frei Claudio Sérgio de Abreu, OFM Cap – Conselheiro
Ir. Cacilda Mendes Peixoto, sns – Conselheira
Matéria retirada do site: https://https://www.ihu.unisinos.br/563168-religiosos-e-religiosos-do-brasil-manifestam-comunhao-com-o-pontificado-do-papa-francisco