“Jovens,
Cuidem de suas culturas! Cuidem de suas raízes! Mas não parem lá. A partir destas raízes cresçam, floresçam, frutifiquem’, exorta o Pontífice aos jovens de todo o mundo.”
O Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo aos jovens que participam do Encontro Mundial da Juventude Indígena (EMJI) que acontece desde 17 de janeiro em Soloy, Comarca Ngäbe-Buglé, Diocese de David, no Panamá, em que estão presentes mais de mil jovens indígenas procedentes de diversas partes do mundo.
Em sua mensagem o Papa pede que os jovens redescubram as raízes para, a partir delas, lançarem-se para o futuro. A reunião se dá nos “Dias na Diocese”, uma semana missionária que tem como objetivo dar aos jovens a oportunidade de participar em diversas atividades, de tipo espiritual, e também obras de solidariedade com as comunidades locais, incluindo eventos missionários e culturais.
Primeiro Encontro de Jovens Indígenas
“Felicito vocês porque é a primeira vez que se organiza uma reunião nos dias que antecedem a JMJ especificamente para os jovens dos povos indígenas, dos povos originários de todo o mundo”, disse o Papa.
“Queridos jovens, convido vocês a garantir que esta reunião, de centenas de jovens de diferentes povos originários, sirva para refletir e celebrar sua fé em Jesus Cristo, a partir da riqueza milenar de suas culturas originais”, acrescentou.
“Assumir as raízes”
Francisco convida os jovens, por meio desta vídeo mensagem a “assumir suaas raízes, porque das raízes vem a força que os fará crescer, florescer e dar frutos… Que sua ação e a consciência de pertencimento a seus povos sejam uma reação contra a cultura do descarte, contra a cultura de esquecimento de raízes, que conduz a um futuro cada vez mais líquido, gasoso e sem fundamento”.
Um poeta dizia que “tudo o que a árvore tem de florido, lhe vem daquilo que está enterrado. As raízes. Mas raízes voltadas para o futuro. Que conduzam ao futuro. Este é o desafio de vocês hoje”, encoraja o Papa.
Jatuaida, Jamorogodre (“Que Deus os abençoe!”), com estas palavras na língua indígena se despede o Papa no vídeo: “Será um prazer encontrar vocês no Panamá”, disse o Papa. “E enquanto chega este momento, lhes desejo bons êxitos no Encontro e lhes dou a minha benção”.
Imagem de capa: Google imagem