Notícia de Vatican News, Cidade do Vaticano
Um incidente chamou a atenção dos milhares de chilenos que queriam saudar o Papa após a Missa celebrada no Campo Lobito, enquanto o Papa passava pelas ruas da cidade de Iquique, no norte do Chile.
Uma militar dos “Carabineros del Chile” caiu do cavalo, que se chocou com o papamovel, lesionando-se. Francisco, ao perceber o ocorrido, mandou parar, desceu do carro e foi até ela, para demonstrar a sua proximidade.
Tudo foi muito rápido. Na passagem do papamóvel, dois carabineiros mantinham o cavalo no chão, segurando-o pelas rédeas. Repentinamente ele levantou-se e a jovem militar, que estava na sela, caiu, gritando de dor.
Francisco reagiu imediatamente. Pediu para que o motorista parasse o papamóvel, desceu e percorreu à pé os poucos metros que o separavam da policial estendida no asfalto, enquanto as equipes de socorro entravam em ação.
Médicos do séquito papal intervêm
Entre os primeiros a prestar socorro, justamente os médicos do séquito papal, que se certificaram da presença dos sinais vitais.
A militar reagiu positivamente. Segundo avaliaram, caso tivesse caído de costas as consequências teriam sido muito graves.
Rapidamente chegaram também os socorristas chilenos, que a colocaram em uma maca para levá-la ao hospital.
O Papa Francisco permaneceu próximo dela todo este tempo, abençoando-a também com um beijo paternal na testa.
O que chama a atenção e fica de ensinamento deste incidente, foi a pronta atitude do Papa, com discrição e cuidado, de se aproximar para saber das condições da policial ferida e confortá-la.
Em suas homilias e pronunciamentos, costuma citar a Parábola do Bom Samaritano, que ao ver um homem ferido e caído na beira da estrada, para e o socorre.