O mês de maio é dedicado a memória do Padre Josimo, que foi assassinado no dia 10 de maio de 1986, na escadaria da Cúria Diocesana de Imperatriz, Maranhão. Sua resistência percorreu a região conhecida como Bico do Papagaio, marcada pelos conflitos agrários entre posseiros, que lá viviam há décadas, e aventureiros querendo enriquecer se apropriando de terras públicas, na divisa dos estados do Pará, Maranhão e Tocantins.
A trajetória de Padre Josimo foi marcada pelo compromisso com os pobres, oprimidos e em defesa da vida e da terra. Hoje ele é celebrado como mártir e defensor das causas sociais. Sua história de dedicação pastoral é exemplo para as CEBs e para todo o Povo Santo e Fiel de Deus.
Sua história de vida e luta virou filme no documentário “Josimo – O Padre negro de sandálias surradas”, realizado pelo Instituto Cultural Padre Josimo em parceria com a Cáritas Brasil. Além de uma grande homenagem, mostra a importância de se fazer memória para continuar a resistência que Padre Josimo tanto defendeu.
Documentário sobre a vida do Padre Josimo
[Publicado neste Portal – 17 de maio de 2018]