Campanha da Fraternidade

Lançamento: Roteiros de Círculos Bíblicos e Via Sacra para Comunidades

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

Em 2024, já são 60 anos da Campanha da Fraternidade (CF). Ela nasceu na arquidiocese de Natal em 1962, mas foi em 1964 que ela foi assumida pela CNBB em caráter nacional. Celebrada sempre no Tempo da Quaresma, nos ajuda a bem viver e celebrar essa grande preparação para a Festa da Páscoa. Alguns ainda pensam que celebrar a CF na Quaresma pode prejudicar a vivência desse tempo litúrgico. Mas se refletimos bem o sentido da Quaresma, percebemos o quanto a CF só ajuda a nos prepararmos para a Páscoa do Senhor. A Quaresma é tempo de conversão e esta tem que ser integral. Por isso, ao tratar alguma realidade social do Brasil que nega a vontade de Deus e fere os irmãos e irmãs, a CF nos convida, nesse tempo propício, a uma conversão pessoal e social para podermos bem celebrar a vitória de Cristo sobre a morte.

Por isso, neste ano, inspirada na Encíclica do Papa Francisco Fratelli Tutti (Todos irmãos), a CF nos traz o tema da Fraternidade e Amizade Social. A amizade é uma das coisas mais importantes para o ser humano, os amigos são os verdadeiros tesouros que podemos ter. Mas não podemos nos fechar num grupo seleto e particular. Somos todos irmãos e irmãs, filhos deste Pai amoroso que é Deus, por isso, os laços de fraternidade e amizade devem se estender por toda a sociedade. Não vivemos isolados, mas num mundo com tantos desafios e onde todos somos irmãos. Amizade social é, portanto, “fraternidade aberta, que permite reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas independentemente da sua proximidade física” (FT 1); é “o amor que se estende para além das fronteiras” (FT 99); “amor que rompe as cadeias que nos isolam e separam, lançando pontes; amor que nos permite construir uma grande família onde todos nós podemos nos sentir em casa” (FT 62).

O lema extraído do Evangelho de Mateus é o refrão que deve orientar nossa vida cristã: “vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Na Igreja, existem muitos carismas, ministérios. Nem todos desempenham a mesma função. Alguns são chamados a exercer o ministério de presidência, de liderança. Isso é essencial para a construção do Reino. Mas é importante não esquecer que se os grandes do mundo dominam e oprimem, entre nós não pode ser assim (Cf. Mc 10,42-45). Todos devemos servir, independente da autoridade que tenhamos na comunidade de fé. Um só é o Pai (Deus), o Mestre (Jesus) e o Guia (o Espírito Santo), e nós somos todos irmãos e irmãs. Na Igreja, reina igual dignidade entre todos pelo batismo. É nisso que tem insistido muito nosso querido Papa Francisco com a reflexão sobre a sinodalidade. A CF deste ano muito pode nos ajudar a crescer nessa compreensão e vivência.

Numa sociedade tão marcada pelo ódio, desconfiança e inimizade, refletir o tema da Fraternidade e Amizade Social, sobretudo no tempo quaresmal, é um grande convite a conversão para de fato vivermos como irmãos e irmãs, superarmos as desconfianças, conflitos e abraçarmos a paz. É tempo de assumirmos que a filiação divina passa pela fraternidade entre nós. Só viveremos como filhos de Deus, quando vivermos como irmãos e irmãs!

Por isso apresentamos para as Comunidades um roteiro de Círculos Bíblicos e também da Via Sacra a partir da experiencia das Comunidades Eclesiais de Base.

Baixe e divulgue em seus grupos, pastorais, movimentos e com seus amigos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo