CEBs e LiturgiaNotícias

Encontro Latino-americano e Caribenho de Bispos Responsáveis pelas CEBs

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

CENAMArticulacion ContinentalNa festa da Ascensão do Senhor, reunidos em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, enviamos uma saudação fraterna e esperançosa.

O Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), através do Departamento de Comunhão Eclesial e Diálogo, convidou os bispos responsáveis ??pelo acompanhamento das Comunidades Eclesiais de Base e membros da Equipe de Articulação Continental para refletir sobre a situação atual das Comunidades e fazer uma projeção para os próximos anos.

Usando o método de Ver – Julgar – Agir – Avaliar – Celebrar – compartilhamos informações dos bispos e do serviço de articulação sobre a realidade das Comunidades Eclesiais de Base nos respectivos países. Depois, por grupos regionais, trabalhamos os pontos fortes, os desafios e os impactos das CEBs. Notamos que tem sido uma Caminhada com solavancos, sombras e obstáculos e ficamos alegres em saber que as comunidades estão vivas e lutando por uma vida digna.

Nesta primavera eclesial, suscitada pelos gestos e doutrina do Papa Francisco, as Comunidades se sentem fortalecidas e renovadas em seu entusiasmo evangelizador e missionário. Reafirmamos nossa convicção de que as Comunidades são Igreja de Jesus na base, Igreja pobre e dos pobres.

Auxiliados pelas exposições de vários teólogos aprofundamos a identidade das CEBs e suas características missionária, profética, trinitária, servidora, bem como o seu compromisso com a transformação da sociedade. Destacamos aqui algumas das contribuições das comunidades para a vida da Igreja e da sociedade:

  • O serviço comprometido com o Reino de Deus que se manifesta através de sinais concretos;
  • A centralidade da Palavra que nos ajuda a unir Fé e Vida;
  • O testemunho dos mártires que nos impulsiona à entrega generosa no dia-a-dia;
  • O seguimento de Jesus vivido em comunidade e em vista da missão;
  • A diversidade de ministérios que procuram responder às necessidades específicas;
  • A alegria de viver, expressa criativamente em celebrações festas e cantos.

No final do nosso encontro assinalamos perspectivas para fortalecer o processo das CEBs no Continente:

  • Formação sobre a identidade das CEBs aos bispos, aos ministros ordenados – a partir dos seminários e casas de formação – e aos outros agentes de pastoral;
  • Que o CELAM e a Equipe de Articulação elaborem um documento sobre o novo rosto das Comunidades Eclesiais de Base;
  • Que as Conferências Episcopais promovam um acompanhamento mais próximo às CEBs nomeando um ou mais bispos responsáveis ??por esta tarefa onde ainda não existe;
  • Retomar Medellin, Puebla e Aparecida, documentos fundamentais para a identidade eclesial das CEBs.

Agradecemos a Deus e a nossa mãe Maria esta reunião de diálogo fraterno e convidamos todas as pessoas a seguir em frente com a esperança posta em Jesus, que caminha conosco e cujo Espírito nos guia e nos fortalece, neste tempo de graça que o Senhor nos dá.

Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, em 05 de maio de 2016.

 

 

 

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo