Artigos e EntrevistasPublicações

Carta ao Monsenhor Maurício Jardim

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

A Ampliada Nacional das CEBs e o Secretariado para o 15º Intereclesial das CEBs que acontecerá em julho de 2023 na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga/MT escreveram uma carta saudando o bispo nomeado para a diocese sede do encontro, Mons. Maurício Jardim.

Leia abaixo a íntegra (baixe aqui e divulgue)

Rondonópolis, 13 de junho de 2022, (em memória de Santo Antônio).

“…E escolhendo um Coração Missionário, sua tenda entre nós desejou construir…”

Querido irmão na caminhada Mons. Maurício da Silva Jardim…

Como é bom confiar no Senhor! Neste tempo de crises e desafios sociais, políticos e eclesiais, queremos externar nossa imensa alegria em receber uma Boa Notícia! Os seus “sims” também nos encoraja a seguir acreditando na “estranha mania de ter fé na vida…”

Como nos rememora a recente Carta ao Povo de Deus, enviada pelos participantes do IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, “Cristo aponta para a Amazônia” (São Paulo VI). E é com esse entusiasmo e esperança, do verbo esperançar, que queremos acolhê-lo na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, deste abençoado Regional Oeste 2 da CNBB.

Estamos convictos de que seu coração missionário e o compromisso com esse jeito de ser uma Igreja em Saída na busca da vida plena para todos e todas, como nos exorta nosso amado Papa Francisco, muito nos ajudará no caminhar…

No momento presente estamos vivenciando um importante processo de reflexão e ressignificação das estratégias e métodos, a fim de motivar, animar, fortalecer e subsidiar nossas Comunidades Eclesiais de Base neste chão brasileiro. Ao mesmo tempo reafirmando o que acentua o Documento de Aparecida: “As comunidades eclesiais de base, no seguimento missionário de Jesus, têm a Palavra de Deus como fonte de sua espiritualidade e a orientação de seus pastores como guia que assegura a comunhão eclesial. Demonstram seu compromisso evangelizador e missionário entre os mais simples e afastados, e são expressão visível da opção preferencial pelos pobres. São fonte e semente de variados serviços e ministérios a favor da vida na sociedade e na Igreja. Mantendo-se em comunhão com seu bispo e inserindo-se no projeto de pastoral diocesana, as CEBs se convertem em sinal de vitalidade na Igreja particular”. (DAp. 179).

Com o lema “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra”, o 15º Intereclesial das CEBs se propõe a colaborar com a reflexão necessária para avançarmos com passos firmes e significativos na direção de uma Igreja Sinodal e Ministerial profundamente integrada e comprometida com a vida concreta do nosso povo e com a nossa Casa Comum.

Como “ninguém solta a mão de ninguém…”, renovamos e reafirmamos nosso apoio, disposição e comunhão contigo e com todos os bispos, especialmente deste Regional Oeste 2, no trabalho evangelizador e na exigência evangélica de testemunhar a fé, a fraternidade e o serviço no mundo onde vivemos e no coração das comunidades eclesiais de base nas quais atuamos.

É com este espírito de prazer e alegria que o acolhemos Dom Maurício da Silva Jardim, desejando, desde já, um feliz pastoreio em seu Ministério Episcopal em terras mato-grossenses, na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, animando as Comunidades Eclesiais de Base do Brasil para que continuem sendo sementeiras do Reino. “Vem prá cá”, vamos juntos e juntas cirandar…

Amém! Axé! Awere! Aleluia! Pemegare!

Ampliada Nacional das CEBs
Secretariado para o 15º Intereclesial Ampliada
Regional das CEBs – RO2 da CNBB

Fonte
cebsdobrasil.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo