Artigos e Entrevistas

Comissão Ampliada das CEBs envia mensagem a todas as Comunidades do Brasil.

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral
Fotografia: Gibran – CEBs Centro Oeste

Entre os dias 06 a 08 de julho a diocese de Rondonópolis-Guiratinga sediou a Ampliada Nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) com representantes da maioria dos estados brasileiros e também com a presença de quatro bispos num total de 65 participantes.

O encontro teve como objetivo avaliar do 14º realizado em Londrina-PR, bem como iniciar a organização do 15º Intereclesial que vai se realizar em Rondonópolis, previsto para o ano de 2022.

Ao final a Ampliada escreveu uma mensagem as CEBs do Brasil. Acompanhe:

Mensagem às comunidades eclesiais de base. Ampliada das CEBs do Brasil.

A diocese de Rondonópolis/Guiratinga – MT acolheu, nos dias 5 a 8 de julho de 2018, a primeira reunião da Ampliada Nacional das CEBs para preparar o 15º Intereclesial em 2022 e refletir sobre a caminhada das Comunidades Eclesiais de Base do Brasil.
Participaram desta reunião articuladores e assessores dos 18 Regionais da CNBB, o bispo
referencial das CEBs, Dom Giovane de Melo, o presidente do Regional Oeste 2, Dom Neri José, o arcebispo de Londrina-PR, Dom Geremias Steinmetz, o bispo anfitrião, Dom Juventino Kestering, a equipe colegiada de assessoria nacional, representante do Conselho Indiginista Missionario- CIMI, Conselho Nacional do laicato no Brasil – CNLB, da Articulação Latinoamericana, o secretariado do 14º Intereclesial e convidados da diocese que irão assumir o secretariado executivo do 15º Intereclesial.
Fomos acolhidos por Dom Juventino com estas sábias palavras: que as CEBs do Brasil saibam retirar deste chão dos Bororo a força sagrada que mantêm acessa pemega, a capacidade do acolhimento e do bem querer.
Fizemos nossa parada no Poço de Isac (Gênesis 26,15-25) diante do qual recebemos a seguinte advertência: “Agora Javé nos deu campo livre para prosperarmos pela terra.”
Este conselho quer sinalizar a missão das CEBs em abrir novos poços, diante da desafiante
realidade brasileira, a partir da Igreja local que nos acolhe, em Rondonópolis, esta bela cidade no estado do Mato Grosso, a 228 km da capital Cuiabá, com 222.316 habitantes.
O estado do Mato Grosso, tem 3,5 milhões de habitantes, dos quais, a terça parte habita em
apenas cinco cidades. Por isso é classificado como um campo cheio de grãos e vazio de gente. (Vaillant).

Terra de contradição, invadida pelo agronegócio, o maior produtor de grãos do Brasil e possui o maior rebanho bovino, totalizando 35 milhões de cabeça.
Doutro lado, resistem, com sua rica diversidade cultural, mais de 40 povos indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhos, agricultores familiares, povos amazônidas, do cerrado, pantaneiros, migrantes e movimentos populares no campo e na cidade.
O desafio de abrirmos novos poços, levou-nos a contemplar este chão matogrossense, berço
de tantas CEBs, terra de missão e de martírio, cujo símbolo maior é o bispo missionário, profeta e poeta Pedro Casaldáliga, dos quais emana um testemunho de fidelidade ao seguimento de Jesus de Nazaré e da causa pela qual deu sua vida.
Nestes dias, avaliamos o 14º Intereclesial e seus desafios, conscientes de que o 15º Intereclesial que acontecerá nos dias 19 a 23 de julho de 2022, iluminará a caminhada das CEBs.
Avaliamos e repensamos o papel da Ampliada Nacional, em sua missão de articular, animar
e capacitar a vida das CEBs do Brasil, na construção de uma Igreja pobre e dos pobres, profética,
em saída, comprometida com as periferias geográficas e existenciais e em sintonia com o Sínodo para a Amazônia, convocado pelo Papa Francisco a se realizar em 2019.
Conclamamos às CEBs a estarem em sintonia com estes grandes acontecimentos eclesiais que muito significarão para a construção de uma sociedade do bem viver – bem conviver.

Rondonopolis-MT, 08 de julho de 2018.

Fonte: Pastoral da comunicação – Pascom
Diocese de Rondonópolis Guiratinga

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo