Sínodo para a Sinodalidade 2024

O logotipo oficial do caminho sinodal

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

Uma árvore grande e majestosa, cheia de sabedoria e luz, alcança o céu. Sinal de profunda vitalidade e esperança que expressa a cruz de Cristo. Ele usa a Eucaristia, que brilha como o sol. Os ramos horizontais, abertos como mãos ou asas, sugerem, ao mesmo tempo, o Espírito Santo.

O povo de Deus não é estático: está em movimento, em referência direta à etimologia da palavra sínodo, que significa “caminhar junto”. As pessoas estão unidas pela mesma dinâmica comum que esta Árvore da Vida lhes infunde, a partir da qual começam sua jornada.

Essas 15 silhuetas resumem toda a nossa humanidade em sua diversidade de situações vitais de gerações e origens. Este aspecto é reforçado pela multiplicidade de cores vivas que são, em si mesmas, sinais de alegria. Não há hierarquia entre essas pessoas que estão todas no mesmo plano: jovens, idosos, homens, mulheres, adolescentes, crianças, leigos e leigas, religiosos e religiosas, pais, casais, solteiros, pessoas saudáveis, pessoas com deficiência; o bispo e a freira não estão na frente deles, mas entre eles. Com toda naturalidade, as crianças e depois os adolescentes abrem o seu caminho, referindo-se a estas palavras de Jesus no Evangelho “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos e revelaste para as crianças. ” (Mt 11,25).

A linha de base horizontal: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão” vai da esquerda para a direita no sentido desta marcha, sublinhando-a e reforçando-a, terminando com o título “Sínodo 2021-2023”, um ponto culminante que sintetiza o todo.

A autora Isabelle de Senilhes

Francesa, moro em Paris e sou designer gráfico e gestora de comunicação freelancer. Também tenho experiência como jornalista. Estudei na École des Arts Décoratifs em Orléans e na École Estienne em Paris. Minha atividade profissional começou em 1997 com os frades dominicanos, durante a Jornada Mundial da Juventude em Paris. Minha carreira até agora foi marcada por muitos encontros maravilhosos nos círculos cristãos e humanitários: editorias, grupos de imprensa, dioceses, ordens religiosas, associações … Também se estende à rede secular mais ampla de empresas de comunicação e eventos, serviços e agências, grupos de reflexão… Gosto de literatura, fotografia, dança e design de interiores. Participo de projetos de arte e restauração patrimonial. Gosto de caminhadas e passeios a cavalo na natureza e de viajar. A cozinha e enologia são para mim uma arte de viver. Participo de atividades voluntárias para proteger o meio ambiente.

Fonte: https://www.synod.va/es/news/synod-official-logo.html

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo