ColunistasIvo Lesbaupin

Está na dúvida em quem votar?

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

O melhor é examinar o que Lula e Bolsonaro fizeram em seus governos.

Emprego

No seu governo, Lula realizou políticas de geração de emprego e reduziu o desemprego à metade.

No governo Bolsonaro, o desemprego aumentou.

Fome

Lula combateu a fome: em seu governo 30 milhões de pessoas saíram da miséria.

No governo Bolsonaro, há hoje 33 milhões de pessoas passando fome. Muita gente que perdeu emprego e salário foi morar nas ruas.

Saúde

Lula garantiu recursos para a saúde e conseguiu vacinar 88 milhões de pessoas em 3 meses (contra o vírus H1N1).

O governo Bolsonaro não enfrentou a pandemia, fez campanha contra a vacina e nos deixou com mais de 680 mil mortes pela Covid.

Corrupção

O governo Lula enfrentou a corrupção, garantindo autonomia aos procuradores gerais da república e aos Ministros do STF. Por isso, houve investigação, houve prisão de investigados e ressarcimento aos órgãos públicos.

No governo Bolsonaro, há inúmeros casos de corrupção, as “rachadinhas” de Flávio Bolsonaro, os 51 imóveis comprados em dinheiro vivo, o “orçamento secreto” para comprar votos dos parlamentares (65 bilhões de reais). A corrupção não está sendo investigada: os órgãos de fiscalização são controlados por ele.

Violência

No governo Lula, houve liberdade de pensamento, liberdade de expressão, ninguém foi perseguido por suas opiniões políticas.

O presidente Bolsonaro prega o ódio contra os adversários, faz campanha a favor das armas, ataca órgãos da imprensa e, por esta razão, estimula a violência contra os que não pensam como ele.

Democracia

No governo Lula, vivíamos num regime democrático, com respeito à autonomia dos poderes.

O governo Bolsonaro ameaça constantemente as instituições da democracia (como o STF, o sistema eleitoral, as urnas eletrônicas).

Conclusão

Se Lula for eleito, sabemos o que vai ser feito: políticas de enfrentamento da fome, políticas de geração de emprego, aumento real do salário mínimo, respeito aos adversários, garantia de autonomia dos órgãos de investigação da corrupção. A vida vai melhorar. Como sabemos disso? Porque, no seu governo, a vida melhorou para todos, sobretudo para os mais pobres. Por isso, ele terminou o governo com 87% de aprovação popular.

Se Bolsonaro for eleito, milhões de pessoas vão continuar passando fome, ele não vai fazer políticas de geração de emprego, não vai aumentar o salário mínimo acima da inflação, a corrupção correrá solta, a democracia estará sob risco e as pessoas que não pensam como ele estarão sob ameaça. Como podemos saber disso? Pelo que ele fez durante todo o seu governo e continua fazendo. Ele só realizou políticas favoráveis à maioria pobre da população nos 3 meses anteriores às eleições, o que é uma forma de enganar os eleitores.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo