Publicações

Pedro, 90 anos de Vida
Livros e Cartilhas

Pedro, 90 anos de Vida

Autor: Prelazia de São Félix do Araguaia Descrição: “Celebrando os 90 anos de vida de Dom Pedro Casaldáliga é oportuno lembrar o que significa a Prelazia de São Félix na vida do povo, visto que ele dedicou mais da metade da sua vida servindo o povo do Vale do Araguaia e a ação dele marcou profundamente a história desta região…
CEBs e os desafios do mundo contemporâneo
Sínodos

CEBs e os desafios do mundo contemporâneo

Autor: Vários autores, 240 p. Descrição: As CEBs são um bom exemplo para quem busca relançar, retomar e reanimar o espírito conciliar na Igreja Católica. Esta é, sem dúvida, a melhor maneira de celebrar os 50 anos do Vaticano II. O Concílio apontava três grandes desafios eclesiais: a descolonização, a descentralização e a desclericalização. Nos últimos 50 anos, as CEBs…
Romaria da Amizade
Sínodos

Romaria da Amizade

Autor: Reginaldo Veloso, 28p. Descrição: Os romeiros e romeiras, em suas caravanas comunitárias, partilham a vida, a fé, a devoção, as preces e os cantos, próprios de um acontecimento assim. Esta cartilha traz um relato muito animado de uma romaria entre Recife e Juazeiro do Norte, registrado por Reginaldo Veloso. Aqui, ele partilha conosco uma experiência, como ele mesmo diz,…
O Espírito Ecológico nas CEBs
Sínodos

O Espírito Ecológico nas CEBs

Autor: Roberto Malvezzi (Gogó), 36p. Descrição: Esta cartilha reúne experiências do povo das CEBs que aprendeu a sobreviver enfrentando as exigências da natureza e os desafios da desigualdade social implantada pelo sistema sócio-político brasileiro. Esta luta serviu para despertar nas comunidades o espírito ecológico, já presente nas lutas dos profetas antigos, como Ibiapina e Cícero Romão. Os encontros nesta cartilha…
Entre vós seja assim – A Igreja organizada a partir de Comunidades de Base
Sínodos

Entre vós seja assim – A Igreja organizada a partir de Comunidades de Base

Autor: Frei Toni Michels, 56p. Descrição: Tomamos a frase de Jesus de forma positiva – Entre vós seja assim – como título deste caderno que trata da organização e coordenação das CEBs. Trata-se de passar de uma pastoral centrada na hierarquia para uma pastoral centrada no Povo de Deus. Esta cartilha apresenta uma reflexão sobre práticas concretas que geram mecanismos…
Ministérios leigos nas CEBs
Sínodos

Ministérios leigos nas CEBs

Autor: Celso Pinto Carias, 32p. Descrição: Celso Carias, teólogo leigo da diocese de Duque de Caxias e de São João de Meriti, RJ nos ajuda a refletir sobre os ministérios na vida e missão de uma comunidade eclesial de base. As CEBs são a melhor expressão de uma Igreja toda ela ministerial. Toda pessoa batizada é ungida para o serviço…
As CEBs na Amazônia
Sínodos

As CEBs na Amazônia

Autor: Tea Frigerio, 52p Descrição: Tea Frigerio, religiosa, assessora do CEBI, trabalha há muitos anos no Pará. Esta cartilha quer ajudar a luta das populações amazônicas contra a degradação do Meio Ambiente e na defesa das comunidades frente às ameaças de projetos de mineração, do agronegócio, das hidrelétricas com suas barragens. Ela também quer ser um alerta para comunidades que…
CEBs e o Mundo Urbano
Sínodos

CEBs e o Mundo Urbano

Autor: Solange Rodrigues Descrição: O Caderno CEBs e o Mundo Urbano: Perspectivas no pontificado de Francisco é fruto do seminário Perspectivas para as CEBs no pontificado de Francisco promovido pelo Iser Assessoria e pelo Setor CEBs da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, entre os dias 30 de julho e 1 de agosto de 2015, na cidade do Rio…
O Que é Cidade
Sínodos

O Que é Cidade

Autor: Raquel Rolnik Descrição: Nos anos 70, a editora Brasiliense lançou a coleção Primeiros Passos que fez muito sucesso. Atualmente são mais de cem títulos: O que é capitalismo – O que é filosofia – O que é racismo – O que é Cultura – e outros. São textos curtos, porém concisos, sobre temas contemporâneos, escritos, sempre por pessoas altamente…
Botão Voltar ao topo