14º Intereclesial das CEBsArtigos e Entrevistas

Dona Luzia, o rosto das Comunidades Eclesiais de Base do Brasil

Um rosto de mulher das Comunidades Eclesiais de Base

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

Quem não se lembra daquela voz macia, rosto sereno e simples da Dona Luzia Florêncio, no documentário Anel de Tucum?

Ela é uma liderança de Cebs que apareceu no Anel de Tucum, de 1994, da Verbo Filmes, produzido por Conrado Berning com João Signorelli. Na época, a Verbo Filmes foi ao município de Itumbiara, em Goiás, para conhecer de perto a realidade da Comunidade Eclesial de Base Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, que Dona Luzia participa. Segundo a própria Dona Luzia, ficaram dias por lá acompanhando tudo que ela e outras lideranças faziam.

A participação de Dona Luzia Florêncio no filme é emblemática. Além de destacar e provocar a importância da participação das mulheres na vida da Igreja nos mostra seu papel não só como liderança na comunidade, mas na Igreja! Dona Luzia usa uma linguagem bíblica, que o povo entende, profética e pedagógica, baseada no dia-a-dia do povo!

Dona Luzia Florêncio participando da Mini Plenária a questão da violência e da Segurança no 14º Intereclesial.

No 14º Intereclesial das CEBs, que aconteceu entre os dias 23 e 27 de janeiro de 2018, em Londrina-PR, que abordou como tema: CEBs e os Desafios do Mundo Urbano, “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-los” (Ex 3,7) encontramos Dona Luzia no meio do povo que cantava, celebrava e que resiste com esse antigo novo jeito de ser Igreja. Impressionou sua altivez e atualidade ao debater diversos assuntos. Aos 71 anos, Dona Luzia se mostrou antenada com os novos desafios da Igreja popular, sem perder o compromisso com as antigas lutas.

Nesse contexto, ela participou da mini-plenária A sobre a questão da violência e da Segurança, assessorada por Marcia Lopes e Vilson Groh. Dona Luzia participou ativamente, apresentando suas experiências locais, mas também ouvindo principalmente, a garotada presente na discussão. “É necessário ouvir a juventude!” afirmava.

Dona Luzia Florêncio é o rosto simples e verdadeiro das Comunidades Eclesiais de Base que precisam ser destacados e valorizados. É a mulher negra, de periferia que usa como instrumento a Bíblia para fazer resistência. Se as CEBs estão em crise? É necessário muita reflexão e debate, mas Dona Luzia segue firme na caminhada, sendo o rosto de Jesus Libertador que fez e faz a opção pelos pobres.

O Portal da CEBs fez uma entrevista com Dona Luzia Santos e publicamos a seguir!

Portal: Dona Luzia, como foi participar do filme Anel de Tucum?

Foi muito bom! Eu não esperava, a Verbo Filmes me abordou e perguntou se eu gostaria de participar do filme. Eu disse tudo bem…dias depois eles apareceram na comunidade e ficaram muito tempo lá comigo. De fato registraram a realidade, pois andaram comigo por todo canto que você possa imaginar.

Portal: E como é sua comunidade no dia a dia? Quais são as bandeiras de lutas?

Nossa bandeira principal é a questão racial. Trabalhamos com o resgate da cultura negra e contra os preconceitos. Não é muito simples, pois nem todo mundo entende esse trabalho. Focamos no acolhimento de todo esse povo que é excluído: preso, desempregado, homossexual e até ladrão. Porque eles também precisam ser acolhidos! E fazemos de um jeito para ouvi-los… essa deve ser a forma!

Portal: E como está sendo participar do 14º Intereclesial das CEBs? Retornar ao grande encontro depois de tanto tempo?

Ah, está sendo muito bom! Eu participei a primeira vez em 1989, no 7º Intereclesial, em Duque de Caxias-RJ, andei um pouco afastada dos Intereclesiais e agora voltei. To vivenciando com muita alegria todo esse momento.

Portal: Por último, Dona Luzia, a senhora pode deixar uma palavra de esperança?

Você tocou numa palavra interessante! Essa juventude que vive ai não pode esquecer que quem tem Deus, tem tudo! Tudo com Deus fica mais fácil! Olha, eu nunca passei pela escola, aprendi a ler e escrever com a vida, e não desisti. Por isso eu só posso dizer: Força, muita força para seguir na caminhada!

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo