Notícias

Diocese do Crato realiza assembleia diocesana de CEBs

“Cristãos leigas e leigos, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

 

As CEBs da diocese de Crato – CE, estarão em Assembleia Geral nos dias 2 a 4 de março de 2018, no Cento de Expansão Dom Vicente Matos, tendo com quadro de fundo o Ano do Laicato, a perspectiva pastoral do papa Francisco de uma Igreja em Saída e o compromisso evangélico de serviço ao Reino de Deus.

A temática abordada será Conselho de Pastoral Comunitário (CPC) e o Protagonismo do Laicato. A Assessoria para o primeiro tema será do próprio bispo Dom Gilberto Pastana e a reflexão sobre o ano do laicato será assessorada por Geysa Sampaio.

São esperados cerca de 100 participantes, duas ou três pessoas por paróquia. A diocese é composta por 57 paróquias e mais de mil comunidades que de alguma forma se identificam como CEBs.

O bispo deseja que todas as paróquias tenham, até o final do ano, um Conselho Pastoral Paroquial funcionando e em dois anos que todas as comunidades tenham um Conselho Comunitário de Pastoral. A proposta é organizar esse serviço em todas as comunidades a partir desta assembleia e construir um Plano Pastoral para as CEBs.

Conversamos com Lucineide Damasceno e José Batista da Silva, membros da Coordenação: “No primeiro momento teremos a fala dos representes das comunidades, sobre o andar das comunidades (conquistas e anseios). O segundo momento será sobre o protagonismo dos leigos como sal da terra e luz do mundo, realizado em oficinas, onde leigas e leigos darão seu testemunho sobre o trabalho pastoral e social no mundo urbano, na área rural, no campo da cultura, da fé e política. Queremos ressaltar a importância desta assembléia para todos que lá se fizerem presentes; pois serão momentos de estudos e aprofundamento sobre a missão do leigo na Igreja e seu compromisso com a caminhada da comunidade,que é ser discípulos missionários, comprometidos com o Reino de Deus a partir do Evangelho de Jesus Cristo”.

No domingo serão feitos os encaminhamentos pastorais para os próximos dois anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo