CEBs e Movimentos PopularesNotícias

Dom José Valdeci divulga vídeo de mobilização para a 6ª Semana Social Brasileira

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

“Mutirão pela Vida – por Terra, Teto e Trabalho” será o tema da 6ª Semana Social Brasileira cujo processo de realização terá início com o lançamento na 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em abril de 2020, e o encerramento, com a etapa nacional, em julho 2022.

O objetivo da 6ª semana, aprovada na 57ª Assembleia Geral do episcopado brasileiro, é mobilizar a sociedade tendo em vista o fortalecimento da democracia. Um outro objetivo é também fortalecer a ação das Pastorais Sociais da Igreja na defesa da população e dos grupos que se encontram em situação de maior vulnerabilidade.

Como parte da estratégia de mobilização, será realizado um Seminário Nacional de Mobilização da 6ª Semana, de 3 a 5 de julho de 2020, em Brasília-DF, com representantes dos regionais, igrejas, entidades e movimentos parceiros. A 6ª Semana Social Brasileira terá como eixos: defesa da soberania e da democracia e promoverá um debate sobre o sistema econômico do país.

Ontem, dia 13 de fevereiro, o grupo de preparação se reuniu pela segunda vez para detalhar a metodologia e as estratégias do processo de organização e mobilização da 6ª Semana Social Brasileira, o que incluirá um texto base e guia metodológico. O grupo de preparação pede que, desde já, as dioceses, comunidades e organizações, reservem em as datas em suas agendas. A proposta será apresentada ao episcopado brasileiro em sua 58ª Assembleia Geral, que acontece de 22 a 30 de abril, em Aparecida (SP).

A 6ª Semana Social Brasileira tem como parceiros em sua realização as Pastorais Sociais e a Comissão para a Ação Sociotransformadora da CNBB, a Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil, movimentos sociais, como o Movimento de Atingidos pela Mineração (MAM), o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Movimento Nacional Fé e Política e o Conselho Nacional de Igrejas (Conic).

Assista ao vídeo com o bispo de Brejo (MA), dom José Valdeci dos Santos Mendes, convidando as dioceses e organizações para se somarem a este mutirão.

Matéria publicada em 14 de fevereiro de 2020, no site da CNBB: https://www.cnbb.org.br/dom-jose-valdeci-divulga-video-de-mobilizacao-para-a-6a-semana-social-brasileira/?fbclid=IwAR3-Ml5qs1Ozzb8Ztq6wKU6kUzW3xrUZfoDvbQ8lK6vqp9FkBsFuYBrx0uM

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo