14º Intereclesial das CEBsNotícias

Dom Orlando: 14º Intereclesial das CEBs convoca conversão à pastoral urbana

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

A matéria foi publicada originalmente no site da CNBB: https://cnbb.net.br/dom-orlando-14o-intereclesial-das-cebs-convoca-conversao-a-pastoral-urbana/ 

Dom Orlano chama atenção para a atuação da Igreja nas áreas úrbanas e seus desafios. 

Leia na íntegra:

As Comunidades Eclesiais de Base (Cebs) de todo o Brasil se reúnem em Londrina (PR), de 23 a 28 de janeiro, para o 14º Intereclesial das Cebs. Com o tema “Cebs e os Desafios do Mundo Urbano” e o lema “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-los”, a iniciativa ganhou destaque durante a 55º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Segundo o arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes, em 2018, o Brasil voltará seus olhos para a cidade de Londrina (PR) como sede do Intereclesial. Para ele, as Comunidades Eclesiais de Base ajudarão a todos a crescerem no profetismo e na dimensão social do Evangelho e da fé: “Para nós sediar este tão grande evento é uma dádiva (…). Certamente o 14º Intereclesial muito contribuirá para que a nova evangelização aconteça e cresça cada vez mais nas estruturas do mundo urbano”.

O bispo de Tocantinópolis (TO) e referencial das Cebs, dom Giovane Pereira de Melo afirma que este é um grande encontro celebrativo. Para ele, o evento é uma grande assembleia do povo de Deus que vive nas Comunidades Eclesiais de Base e que se encontra periodicamente para celebrar a caminhada, as conquistas, a luta e o testemunho de ser presença profética nas pequenas comunidades: “É um voltar da Igreja através das Comunidades Eclesiais de Base sobre toda a realidade, os desafios de evangelizar e ser presença profética no mundo urbano”.

Já a organização do evento explica que representantes de todas as regiões do Brasil, de países da América Latina e de outros lugares, de diversas religiões ou crenças, se reunirão para celebrar a diversidade e a beleza de viver o Evangelho de Jesus de Nazaré. “O Intereclesial é um momento marcante e significativo para as Cebs que avalia, indica caminhos e promove a unidade das comunidades”.

Subsídios
Rumo ao 14º Intereclesial das Cebs, o secretariado do evento apresentou os subsídios que irão animar a caminhada das comunidades em 2018. O texto-base que tem como título “Cebs e os Desafios do Mundo Urbano” é dividido no método ver, julgar e agir e, como o próprio nome indica, oferece uma reflexão sobre os desafios vividos no mundo urbano.

O primeiro capítulo do livro traz uma abordagem do processo de urbanização no Brasil, contextualizando a origem das cidades brasileiras, suas dinâmicas e culturas. No segundo capítulo, o texto-base traz uma fundamentação teológica para a ação das Cebs em relação aos desafios da cidade. Já no último capítulo são apontados os problemas mais graves ou mais urgentes pelos animadores de Cebs no Brasil, como a questão da moradia, violência, saúde, educação.

Além do texto-base, também já estão disponíveis para download o cartaz do evento, o cancioneiro e a oração que conduzirá o 14º Intereclesial. Confira no site das Cebs!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo