Artigos e EntrevistasPublicações

Nota da Ampliada Nacional das CEBs e do Secretariado para o 15º Intereclesial pela passagem do Padre Nelito Dornelas

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

“Venha Povo de Deus, venha Povo da Caminhada,

Venha tomar lugar neste trem mineiro das CEBs”

Pe. Nelito Dornelas, no 11º Intereclsial das CEBs

Pe. Nelito tomou o trem definitivo. A notícia de uma morte nos deixa em ritmo mais lento, o relógio não apressa a hora. Como ouvimos esta semana, nesta vida e na vida plena estejamos preparados para nosso encontro com Deus. “Bem aventurado entre os mortos, quem adormeceu no Senhor, repousar de suas fadigas vai. Quem por Deus viveu no labor”.

Cada palavra é uma expressão de amor para com Nelito. Não cumprimos a formalidade das notas de pesar, mas queremos simplesmente dizer:

A PRESENÇA:

Sempre foi uma presença questionadora!!! Mas também sempre foi uma presença de serviço. Muitas das cartas das CEBs seu nome não aparece, mas seu serviço lá está. Que Deus o acolha em seu amor e conforte familiares e amigos! Ele foi um exemplo da presença do Reino.

O DESEJO:

O Deus da vida certamente acolhe nosso irmão Nelito de braços abertos no seu Reino Definitivo! Sem palavras nesse momento tão difícil. Perdemos um grande amigo. Tamanha tristeza e lamentação… Só a Fé no Ressuscitado para nos fortalecer nesse momento. Grande perda para nossa caminhada. Descanse em paz nosso irmão e companheiro. Repouse amorosamente em Deus e siga velando por nós.

O AGRADECIMENTO:

Obrigado Pe. Nelito pelo seu testemunho de vida pela causa do Reino. Seu entusiasmo pelas pastorais sociais e pelas CEBs, pelo povo simples. Agora, na visão face a face com “O Misericordioso”, tu podes também ter misericórdia das vezes que não te acolhemos.

COMPANHEIRO DE CAMINHADA:

É grande a tristeza por essa perda. Padre Nelito fará muita falta às CEBs. Mas ele já está no Reino de Deus para o descanso eterno. Exemplo de vida para todos nós. Perdemos um grande amigo e as CEBs, a Igreja no Brasil, perde um grande presbítero e assessor comprometido com a causa popular dos pobres e pequenos. Nossas orações pelo consolo dos familiares, e à diocese de Governador Valadares e aos amigos e amigas nossa solidariedade. Em comunhão na dor, solidariedade e esperança. Força para continuarmos nossa caminhada, CEBs jeito bonito de ser Igreja. Sim. Uma grande perda que será sentida fortemente nestes espaços de uma Igreja viva e comprometida. Vá em paz Nelito. Olhe por esta Igreja tão frágil que vivemos aqui.

LAMENTO E PROFECIA:

Lamento! Nossa prece a Deus a fim de que suscite outros com espírito de serviço ao Reino de Jesus.  Perdemos um dos nossos melhores irmãos, mais uma vítima da Covid-19 que em nosso país que já teve mais de 225 mil mortes. As CEBs estão de luto. Hoje as CEBs perdem mais uma voz. No crime ecológico de Mariana ele sempre nos lembrava: “Foi um crime e não um desastre”. Uma perda enorme para as CEBs; seja nosso intercessor junto do Pai Eterno!

“Uai, uai, a nossa vez chegou, uai, uai, venham ver tamanho amor” (Peneirei o fubá). Agora, esta canção será memória de nosso bom mineiro. O amor agora se torna pleno.

“Abre campo, abre céu, acolhe Nelito”.

Brasil, 04 de fevereiro de 2021.

Ampliada Nacional das Comunidades Eclesiais de Base
Secretariado Diocesano para o 15º Intereclesial – Diocese de Rondonópolis-Guiratinga/MT.

Nota publicada no site CEBs do Brasil, em 04 de fevereiro de 2021: https://cebsdobrasil.com.br/nota-nelito-dornelas/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo