CEBs e o Mundo UrbanoNotícias

Seminário de assessoras e assessores da grande região Sul

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral
Nos dias 19, 20 e 21 de maio acontecerá o seminário de assessoras e assessores das CEBs dos quatro regionais do Sul. Realizam o seminário o Iser Assessoria e a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato/Setor CEBs da CNBB. O seminário é o segundo de cinco que acontecerão ao longo deste ano, um para cada grande Região do Brasil.
Um primeiro objetivo desses seminários é articular um grupo de assessoras e assessores em uma Rede para acompanhar e animar as CEBs de cada Regional da Igreja no Brasil. Outro objetivo é construir junto a essa Rede de Assessores e assessoras uma reflexão que possa subsidiar a caminhada CEBs frente as desafios de ser igreja no mundo urbano.
O tema proposto todos os seminários é As CEBs e os desafios de ser Igreja no mundo urbano, em consonância com o tema do próximo Intereclesial das CEBs que será realizado em Londrina de 23 a 27 de janeiro de 2018, que terá como tema “CEBs e os Desafios do Mundo urbano” e lema “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-los” (Ex 3,7). O Seminário será realizado no Instituto Sallete, e quem nos recebe desta vez é pessoal das CEBs de Curitiba. O seminário é destinado a leigas, leigos, religiosas, religiosas, padres que assessoram as CEBs na grande região Sul, que inclui os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também são convidados os bispos que em cada regional acompanham as CEBs. A previsão é de 50 participantes, convidados, sabendo que nos regionais existem outros pessoas fazendo trabalho de assessoria.
Os principais momentos da programação serão:
• Mesa de Debate: “CEBs como presença da Igreja no mundo urbano: experiências e desafios” com a presença de Liz Marques (Sul 1), Salete Bez (Sul 2), Egídio Fiorotti (Sul 3) e Pe. José Roberto Moreira (Sul 4). Em seguida haverá a conhecida Fila do Povo com a motivação “Ampliando o olhar com mais experiências e desafios”, e discussão sobre as experiências e os desafios das CEBs no mundo urbano.
• Mesa redonda: “Indicações da Evangelli Gaudium para as CEBs no mundo urbano” com a presença de Agenor Brighenti e Vilson Groh. Em seguida grupos, plenário e debate em plenário.
• As CEBs e os desafios de ser Igreja no mundo urbano: Destaques e perspectivas – trabalho por regionais.
Além desses momentos, o seminário proporcionará oficinas com objetivo de debater temas que deverão ser aprofundados na caminhada para o 14º Intereclesial das CEBs. Serão cinco oficinas temáticas:
1º CEBs e comunicação
2º CEBs e ecologia
3º CEBs e juventude
4º CEBs e relações de gênero
5º CEBs, paróquia e ministérios leigos.
Além dos momentos de exposição, debates e momentos em grupo, o seminário terá momentos de mística e espiritualidade, informes e uma noite cultural, proporcionando descontração e alegria para as pessoas presentes.
Uma equipe formada por uma pessoa de cada regional ficará encarregada de elaborar uma Síntese do seminário que será publicada posteriormente.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo