Notícias

Seminário de assessores e assessoras de CEBs – região Oeste

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

Entre março e novembro de 2017 serão realizados cinco seminários em diferentes regiões do país, reunindo assessores e assessoras de CEBs para refletir sobre o tema “As CEBs e os desafios de ser Igreja no mundo urbano”. Esta temática esta em sintonia com a do 14º Intereclesial das CEBs brasileiras. Cerca de 40 pessoas estarão presentes em cada um dos seminários.

Desde 2011 o Setor CEBs da CNBB e o Iser Assesssoria têm promovido alguns seminários de assessores e assessoras de CEBs. O objetivo desta iniciativa é fortalecer uma rede nacional de pessoas que dão apoio à caminhada das comunidades eclesiais de base. Eles também procuram promover um intercâmbio de experiências e proporcionar um espaço de reflexão coletiva para estes agentes, que têm raras oportunidades de se encontrar. Foram realizados quatro seminários em 2011 e outro em 2015. A avaliação desta iniciativa tem sido bastante positiva e as organizações promotoras decidiram dar continuidade à experiência.

No diálogo entre o Setor CEBs e o Iser Assessoria após o seminário de 2015 se chegou à proposta de organizar novos seminários em 2017, desta vez, distribuídos pelas cinco grandes regiões do país. Esta atividade foi incluída no planejamento da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, da qual o Setor CEBs faz parte, para o quadriênio 2016 a 2019.  

As datas e locais dos seminários são os seguintes:

 

DATA

GRANDE REGIÃO

CIDADE/UF

17 a 19 de março de 2017

Leste

Belo Horizonte/MG

19 a 21 de maio de 2017

Sul

Curitiba/PR

18 a 20 de agosto de 2017

Nordeste

Juazeiro do Norte/CE

22 a 24 de setembro de 2017

Oeste

Brasília/DF

17 a 19 de novembro de 2017

Norte

Brasília/DF

 

Os participantes serão assessores e assessoras que acompanham as CEBs em cada região, além dos representantes do regionais na Comissão Ampliada Nacional, alguns bispos e outros convidados.

O tema geral “As CEBs e os desafios de ser Igreja no mundo urbano“ será desenvolvido a partir das experiências das CEBs em cada região, confrontadas com as indicações da exortação apóstólica Evangelii Gaudium, do papa Francisco. Com base nesta reflexão serão levantadas coletivamente as perspectivas para as CEBs no mundo urbano e no atual cenário eclesial. Além da troca de experiências e das conferências, serão realizadas cinco oficinas sobre: CEBs, paróquia e ministérios leigos; CEBs e juventude; CEBs e questões de gênero; CEBs e ecologia; e CEBs e comunicação.

 

Solange Rodrigues (pela equipe responsável por este Projeto

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo