Notícias

Seminário nacional de comunicação das CEBs

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

Hoje e amanhã, irmãos e irmãs de diversos regionais estarão reunidos no Seminário de Comunicação: Os Desafios da Comunicação das Comunidades Eclesiais de Base, em Londrina – PR, sede onde será realizado, em janeiro de 2018, o 14º Intereclesial das CEBs, como o tema CEBs e o Mundo Urbano. Estima-se a presença de 52 pessoas no seminário. 

O seminário integra parte das atividades de preparação para o 14º Intereclesial e tem como objetivo refletir e avançar sobre a importância da comunicação na caminhada das Comunidades Eclesiais de Base. Em tempos do advento das mídias sociais esse debate se torna indispensável para avançar na ressignificação do profetismo da Igreja e no diálogo, sobretudo com as juventudes. 

A programação abordará a metodologia de mesas que terão os seguintes temas:

* Os desafios da comunicação das Comunidades Eclesiais de Base. Assessor: Pe. Edson André Thomassin. Como mediador: Rafael Amaral

* Os desafios da Comunicação das CEBs pela arte, pela música e pela vida. Assessor: Anderson Augusto – Artista Plástico, membro do movimento de artistas da caminhada. Como mediador: Vilecir Vidal – Assessor nacional.

* O canto das CEBs e a mística da caminhada. Assessor: Antônio Baiano – Compositor, cantor, e animador das CEBs.

* Comunicar a partir das periferias. Assessor: Pe. Luis Miguel Modino – Missionário na Diocese de São Gabriel da Cachoeira

No segundo dia como tema central: Os desafios da comunicação das Comunidades Eclesiais de Base na prática cotidiana. Mediador: Celso Carias – Assessor Nacional

* Apresentação da Comunicação das CEBs do Brasil – De onde partimos/onde estamos – avanços e obstáculos (Rafael e Leoni) 

* Planejamento – O que queremos e como queremos comunicar o Intereclesial e as CEBs do Brasil.

Durante a programação haverá mística, momento cultural e grupo de trabalho. 

Desejamos que esse momento seja fraterno, de troca e fortalecimento para a caminhada das CEBs. Que possamos à luz das provocações do Papa Francisco, promover uma Igreja em saída e mais comprometida com a construção do Reino!

Equipe Portal das CEBs

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo