Notícias

Celso Carias fala sobre o IV Encontro dos Bispos responsáveis pelas CEBs

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

O encontro teve como dinâmica apresentação, reflexão e debate em torno de alguns temas:

A Comunidade Eclesial paroquial, lugar privilegiado de comunhão eclesial e lugar central de formação de discípulos missionários;
Pequenas Comunidades Eclesiais de Base, a contribuição carismática e evangelizadora;
O Papel das CEBs no Continente para a renovação eclesial;
As CEBs e a transformação da realidade;
O papel das CEBs na renovação da comunhão eclesial missionária.

Entre os participantes estava o Assessor Nacional da Comissão Episcopal para o Laicato – Setor CEBs da CNBB e professor da PUC Rio, Celso Pinto Carias, que concedeu uma entrevista ao Portal das CEBs para aprofundar mais sobre a reflexão e o debate produzido no encontro.

Acompanhe:

Portal das CEBs: Qual foi o objetivo do IV Encontro dos Bispos responsáveis pelas CEBs, que aconteceu entre os dias 02 a 06 de maio, na Bolívia?

Celso Carias: Impulsionar e orientar as CEBs e outras comunidades em vista da renovação das paróquias que respondam a uma Igreja “em saída’ mediante a escuta da Palavra, a iniciação cristã, e ao compromisso evangelizador com seu contexto sociocultural e a preocupação com os pobres.

Portal das CEBs: A partir do que foi discutido neste encontro, o que você pode nos dizer sobre a realidade das CEBs na América Latina?

Celso Carias: As CEBs continuam vivas. É verdade que foram muito machucadas nos últimos anos. Porém, a resistência foi maior, pois em muitos ficou a fidelidade ao caminho do Reino de Deus proposto por Jesus de Nazaré.

Portal das CEBs: Qual a contribuição atual do CELAM para a caminhada das CEBs no continente?

Celso Carias: Os bispos se demonstraram com acolhimento a caminhada das CEBs. Suspeitas do passado foram dirimidas e um olhar para o futuro foi lançado. Os bispos presentes apostam na contribuição que as CEBs podem dar ao caminho evangelizador. Foi retomado o caminho da Articulação Continental e feito uma programação para o próximo quadriênio.

Portal das CEBs: Diversos representantes de países latinoamericanos não puderam comparecer ao encontro. Tiveram problemas na organização?

Celso Carias: Como foi uma retomada, ainda há resistência. Em outros casos se trata de colocar agenda também nessa direção. Foi o caso do próprio Brasil. D. Giovane, nosso bispo referencial, não pode ir. Há também necessidade de ajustes na comunicação. É possível que algum bispo não tenha sido informado. Mas à medida que os eventos forem acontecendo creio que outros se integrarão.

Portal das CEBs: Houve alguma reflexão sobre o momento político da América Latina, em especial, a crise política no Brasil? 

Celso Carias: Muito suavemente. Na verdade foi compreensível, pois se tratava de uma retomada, de reencontrar o caminho da confiança. E neste sentido o encontro foi muito positivo, pois se produziu um ambiente de muita fraternidade.

Portal das CEBs: Quais foram os principais encaminhamentos/compromissos tirados no encontro?

Celso Carias: A carta final do encontro colocou objetivamente. No final do nosso encontro assinalamos perspectivas para fortalecer o processo das CEBs:
– formação sobre a identidade das CEBs a bispos, ministros ordenados, desde os seminários e casas de formação, e demais agentes de pastoral;
– elaborar, entre o CELAM e a Articulação Continental um documento sobre o novo rosto das Comunidades Eclesiais de Base;
-favorecer um acompanhamento mais próximo das Conferencias Episcopais as CEBs e nomear um ou mais bispos responsáveis desta tarefa onde não há;
– retomar Medellín, Puebla e Aparecida, documentos chave para a identidade eclesial das CEBs.

 

Foto: Neuriflor Pereira

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo