Notícias

Mulheres teólogas, cientistas da religião, agentes de pastoral e catequistas apoiam a Carta ao Povo de Deus assinada por 152 bispos brasileiros

O Ministério da Palavra na Voz das Mulheres divulga a seguinte nota, em apoio à Carta ao Povo de Deus, assinada por 152 bispos do Brasil. O Ministério é uma iniciativa do Instituto Humanitas UNISINOS – IHU. Semanalmente uma das participantes prepara a reflexão sobre a Liturgia dominical. O vídeo é publicado no jornal online da UNISINOS e no YOUTUBE. O objetivo é ajudar as diversas comunidades espalhadas pelo Brasil em suas celebrações.
Ir. Terezinha Cota, r.c.

Segue a nota!

Nós, Mulheres participantes do projeto Ministério da Palavra na Voz das Mulheres – MpvM, teólogas, cientistas da religião, agentes de pastoral e catequistas, vimos manifestar o nosso apoio e a nossa comunhão com os bispos brasileiros que levantaram uma voz profética sobre a atual conjuntura do Brasil na Carta ao Povo d Deus.

Oriundas que somos de muitos segmentos eclesiais e religiosos, expressamos aqui a nossa solidariedade, agradecemos aos bispos pelo testemunho profético e, por isso, com eles, afirmamos o nosso dever incondicional de lutar e levantar voz em defesa da vida.

Por isso, alicerçadas na Palavra de Deus, seguindo o exemplo de Jesus no Evangelho e fundamentadas no Concílio Vaticano II, estamos com os bispos na defesa da dignidade ferida do Povo de Deus. Estamos unidas pelo fim da violência contra as mulheres, contra as pessoas idosas, contra as crianças e jovens, pela defesa da diversidade de gênero, pelos direitos dos povos indígenas e quilombolas, e pelo cuidado para com a Mãe Terra.

Aqui queremos denunciar também atitudes e práticas religiosas e políticas contrárias ao Evangelho e, com o Papa Francisco e embasadas na Doutrina Social da Igreja, nos alinhamos às entidades que também se manifestaram a favor da carta dos bispos. Juntas caminhamos em meio às dificuldades vividas pelas comunidades, sobretudo as mais vulneráveis, em meio à dura crise provocada pelo atual governo, que tem gerado falta de esperança.

Assim, unidas aos bispos queremos ser voz e luz na busca de novos caminhos de justiça e solidariedade. Pedimos que o Espírito do Deus da Vida nos ilumine e possamos levantar em coro, lúcido e uníssono, uma voz profética em prol da construção de um mundo novo de justiça e paz, sobretudo junto aos mais pobres. Concordando com a proposta de um grande diálogo nacional, nos juntamos aos brasileiros e brasileiras que clamam por vida em abundância (Jo 10,10).

Ministério da Palavra na Voz das Mulheres – MpvM
Agosto/2020

Alzira Munhoz
Ana Paula Ramalho
Ana María Formoso
Aparecida Maria de Vasconcelos
Bárbara Pataro Bucker
Beatriz Gross
Cássia Quelho Tavares
Ceci Maria Costa Baptista Mariani
Celia Soares de Sousa
Cleusa Maria Andreatta
Cristiane Rodrigues de Melo
Élida Debastiani
Gloria Josefina Viero
Heloísa Helena Bento
Ivenise T. Gonzaga Santinon
Josete Rech
Liane Terezinha Berres
Lucia Weiler
Luciene Lima Gonçalves
Luciola Cruz Paiva Tisi
Maria Aparecida Barboza
Mariana Aparecida Venâncio
Maria Clara Bingemer
Maria Cristina Furtado
Maria Cristina Giani
Maria da Graça Rodrigues
Maria da Penha Carpanedo
Maria Goretti de Oliveira
Maria José Lisboa Lopes
Maria de Lourdes da Fonseca Freire Norberto
Michele da Silva
Perla Cabral D Doneda
Rabeca Peres da Silva
Raquel Pena Pinto
Regina Candida Führ-CSC
Rosa Maria Ramalho
Sandra Maira Pires
Sonia Maria Marques de Souza Cosentino
Susana María Rocca
Suzana Regina Moreira
Tânia Maria Couto Maia
Tea Frigerio
Tereza Pompeia Cavalcanti
Terezinha das Neves Cota
Zuleica Aparecida Silvano

Matéria publicada no site do IHU: https://www.ihu.unisinos.br/601928-mulheres-teologas-cientistas-da-religiao-agentes-de-pastoral-e-catequistas-apoiam-a-carta-ao-povo-de-deus-assinada-por-152-bispos-brasileiros

Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress