14º Intereclesial das CEBs

Mensagem do Papa Francisco ao 14º Intereclesial das CEBs

A mensagem foi recebida pelos/as participantes com muita alegria no após a celebração de abertura do 14º Intereclesial das CEBs

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

No início da noite do 27 de janeiro de 2018, iniciou o 14º Intereclesial das CEBs com a celebração de abertura, realizada na Praça do Ipê, em Londrina.

Ao final da celebração, foi lida a carta do Papa Francisco, enviada através do Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano a todas e todos os participantes do 14º Intereclesial das CEBs.

Leia a carta na íntegra!

O Papa Francisco, informado do XIV Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, que terá lugar na Arquidiocese de Londrina, de 23 a 27 de janeiro de 2018, deseja transmitir aos participantes vindos de todos os cantos do Brasil a sua palavra de estímulo e benção, que possa ajudar as CEBs a trazerem aos desafios do mundo urbano “um novo ardor evangelizador e uma capacidade de diálogo com o mundo que renovam a Igreja” (Exort. AP. Evangelii gaudium, 29). Com efeito, como vê-se pelo lema do Encontro –“Eu vi e ouvi o clamor do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3, 7-8) – Deus nunca é indiferente ao sofrimento do seu povo, enviando Moisés, para salvar o povo hebreu da escravidão do Egito e, na plenitude dos tempos, enviando o seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, para nos libertar da escravidão do pecado e da morte. Essa ação redentora, que celebramos com fé na liturgia, deve depois se manifestar numa vida pessoal onde brilhe a luz do Evangelho, isto é, numa existência inspirada no amor e na solidariedade, que é a linguagem do amor. Assim o Santo Padre, unido espiritualmente a essa Assembleia, invoca do Altíssimo a abundância dos seus dons e luzes sobre todos os presentes, de modo que, ouvindo o clamor dos pobres e famintos de Deus, de justiça e de pão, as Comunidades Eclesiais de Base possam ser, na sociedade e Nação brasileira, um instrumento de evangelização e de promoção da pessoa humana – sempre em comunhão com a realidade paroquial e com as diretrizes da Igreja local (cf. Ibidem, 29)- capaz de vir encontro aos terríveis efeitos da cultura do “descarte”, que leva tantos irmãos e irmãs a viverem excluídos, numa exclusão que fere “na própria raiz, a pertença à sociedade onde se vive, pois quem vive nas favelas, na periferia ou sem poder já não está nela, mas fora. Os excluídos não são “explorados”, mas resíduos, sobras” (Ibidem,53). Como  penhor destes votos e preces, que em espírito deposita aos pés de Nossa Senhora Aparecida, o Papa Francisco de todo coração , concede aos participantes, extensiva às suas famílias, comunidade de base, paróquias e dioceses, uma propiciadora Benção Apostólica, pedindo que, por favor, não deixem de rezar por ele.

Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado.

Do Vaticano, 4 de janeiro de 2018.

Fonte: Site CEBs do Brasil

Fotografia: Site Canção Nova

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo