CEBs e EcologiaNotícias

Vídeo mensagem do Papa aos jovens indígenas: “A partir de suas raízes cresçam, floresçam, frutifiquem”

Primeiro Encontro Mundial de Jovens Indígenas começou em 17 de janeiro.

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

“Jovens,

Cuidem de suas culturas! Cuidem de suas raízes! Mas não parem lá. A partir destas raízes cresçam, floresçam, frutifiquem’, exorta o Pontífice aos jovens de todo o mundo.”

Foto: Site diocese de Porto Velho

O Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo aos jovens que participam do Encontro Mundial da Juventude Indígena (EMJI) que acontece desde 17 de janeiro em Soloy, Comarca Ngäbe-Buglé, Diocese de David, no Panamá, em que estão presentes mais de mil jovens indígenas procedentes de diversas partes do mundo.

Em sua mensagem o Papa pede que os jovens redescubram as raízes para, a partir delas, lançarem-se para o futuro. A reunião se dá nos “Dias na Diocese”, uma semana missionária  que tem como objetivo dar aos jovens a oportunidade de participar em diversas atividades, de tipo espiritual, e também obras de solidariedade com as comunidades locais, incluindo eventos missionários e culturais.

Primeiro Encontro de Jovens Indígenas

“Felicito vocês porque é a primeira vez que se organiza uma reunião nos dias que antecedem a JMJ especificamente para os jovens dos povos indígenas, dos povos originários de todo o mundo”, disse o Papa.

“Queridos jovens, convido vocês a garantir que esta reunião, de centenas de jovens de diferentes povos originários, sirva para refletir e celebrar sua fé em Jesus Cristo, a partir da riqueza milenar de suas culturas originais”, acrescentou.

“Assumir as raízes”

Francisco convida os jovens, por meio desta vídeo mensagem a “assumir suaas raízes, porque das raízes vem a força que os fará crescer, florescer e dar frutos… Que sua ação e a consciência de pertencimento a seus povos sejam uma reação contra a cultura do descarte, contra a cultura de esquecimento de raízes, que conduz a um futuro cada vez mais líquido, gasoso e sem fundamento”.

Um poeta dizia que “tudo o que a árvore tem de florido, lhe vem daquilo que está enterrado. As raízes. Mas raízes voltadas para o futuro. Que conduzam ao futuro. Este é o desafio de vocês hoje”, encoraja o Papa.

Jatuaida, Jamorogodre (“Que Deus os abençoe!”), com estas palavras na língua indígena se despede o Papa no vídeo: “Será um prazer encontrar vocês no Panamá”, disse o Papa. “E enquanto chega este momento, lhes desejo bons êxitos no Encontro e lhes dou a minha benção”.

Imagem de capa: Google imagem

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo