CEBs e o Mundo UrbanoNotícias

Primeiro dia de seminário de assessores/as das CEBs do Leste

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

Ontem (17) iniciou ao Seminário de Assessores/as das CEBs do Leste (Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O encontro que vai até domingo (19) acontece no Recando São José, em Belo Horizonte – MG .

Os/as participantes foram acolhidos carinhosamente por onde chegavam por Pe. José Geraldo, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e seus/as paroquianos/as. O pessoal de Minas também fez a mística de abertura do seminário e acolheu os/as participantes usando como símbolo, a folha que representa vida, o desejo de vida em abundância para todos e todas presentes.

Dentre os momentos fortes da programação, podemos destacar a apresentação das experiências dos estados do Espírito Santos feita pela Tânia da Arquidiocese de Vitória, pelo Rio de Janeiro falou Frei Toni da Diocese de Caxias e São João por Minas Gerais falou a Nei pela Diocese Leopoldina. As falas esboçaram a realidade de CEBs em cada região e os desafios apontados. O momento seguiu com a fila do povo, que construiu uma profunda reflexão sobre os desafio de ser CEBs nas áreas urbanas. Vale um destaque na fala do Fred: “Precisamos olhar mais para a cidade, fazer mais o ver de forma atenta e aberta sobre a cidade”.

A noite foi realizado um cine debate, mediado pela Leila de Minas Gerais que apresentou vídeos produzidos pelo Frei Gilvander que acompanha as ocupações e suas resistêcias. Gilvander falava da presença viva do espírito de CEBs que hoje ele vivencia nessa experiência com as ocupações. “O povo das ocupaçoes vivi suas lutas e suas dores encarnados no amor e na misericódia de Deus, é em Deus que eles se firmam para luta”. 

O dia terminou com a certeza do nosso papel sobre a ressignificação das CEBs, sobre nossa responsabilidade para contribuir com essa caminhada.

“É por causa do povo machucado, que acredito em religião libertadora, é por causa de Jesus Ressucitado que acredito em religião liertadora”.

Fotos: Arlisson A. Neves.

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo