Notícias

CEBs em Três Rios, RJ: Pelo cuidado da vida do povo que sofre!

Po Leandro Galdino

Podcast Outro Papo de Igreja, do Serviço Teológico Pastoral

As CEBs-Comunidades Eclesiais de Base na Paróquia São José Operário, em Três Rios, RJ, com mais de 46 iniciativas pastorais na linha da caridade social, pelo cuidado da vida, estão fortemente empenhadas na preparação do Caminho do Moreno, Jesus Cristo Libertador, que vem cotidianamente ao nosso encontro nos rostos do povo que vive à margem, excluído por um sistema socioeconômico e político que mata e rouba a dignidade humana.

Diante desse cenário de morte, as CEBs do Triângulo, Ponte das Garças, Pilões, Ponto Azul e Moura Brasil vêm sendo uma Igreja acolhedora, com um Círculo Bíblico em cada rua, um Grupo de Base da PJ em cada bairro com maior solidariedade ao povo, uma igreja pobre com/para os pobres. Na expressão do Papa Francisco, “Uma Igreja em saída”!

Com o crescimento do desemprego e todas as graves consequências do atual momento em que vivemos em nosso país, o número de pessoas assistidas pela comunidade dobrou. Hoje são fornecidas, diariamente, cerca de 300 refeições, atendimento médico, acompanhamento psicológico terapêutico, assistência jurídica, entre outras iniciativas, que contam com o serviço voluntário de vários fiéis com o Pe. Medoro de Oliveira.

As nossas CEBs organizaram, pelo 7º ano consecutivo, o Almoço da Solidariedade Natalina para mais de 800 desempregados; oferecendo aos mesmos, também, uma cesta básica a cada família e brinquedos a todas as crianças. O Padre Medoro na introdução da oração pediu perdão a todos por vê-los recebendo por caridade o que deveriam ter por justiça e denunciou o sistema socioeconômico político do país por ser excludente. E conclamou a todos ao exercício da cidadania pacífica para a construção de uma sociedade em que haja teto para todos e pão em todas as mesas; consequências benévolas de trabalho e justiça para todos. E por fim agradeceu a todos os cristãos, cidadãos e empresas que tornaram possível mais esse serviço da caridade social.

A comunhão de nossas CEBs carrega como lema o provérbio africano “Gente simples fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, conseguem mudanças extraordinárias.” E é, nesse jeito de ser igreja, em sintonia com o Papa Francisco, que a Igreja do Triângulo busca não perder a frequência do Evangelho e assim acolher a Jesus que bate diariamente a sua porta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo